Voltar para a tela anterior.

Cassina lamenta fechamento de agroindústrias e propõe reativação de Fórum dos Distritos

Conforme o vereador caxiense, reuniões mensais entre subprefeitos e coordenação distrital eram realizadas em gestões passadas e contribuíam para o desenvolvimento do interior


O vereador Flavio Cassina/PTB lamentou o fechamento de agroindústrias em Caxias do Sul e propôs reativação de Fórum Permanente para o Desenvolvimento dos Distritos, que foi idealizado na gestão do ex-prefeito José Ivo Sartori/MDB (2005-2012). Na opinião do parlamentar, expressa na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/08), algo precisa ser feito pelo interior, pois, segundo Cassina, de 18 queijarias artesanais, 17 teriam fechado as portas.

“É preciso ajudar a melhorar as condições de trabalho para quem coloca o alimento em nossa mesa. Hoje, vemos um excesso de burocracia para os agricultores, sabendo que o agronegócio salva o país quando outras áreas não vão bem”, constata o petebista.

Na opinião de Cassina, a reativação do mencionado fórum poderia ajudar a área rural. Esse fórum, pensado a partir da sugestão de uma servidora, reunia integrantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura com oito subprefeitos e coordenação distrital. “Foi pensado com o objetivo de termos uma agenda que não conflitasse datas dos eventos nos distritos. Então, alguns dos eventos criados seguem até hoje. Esse fórum, se retomado, poderia ser motivacional para o setor (agrícola), que está tão combalido. De forma conjunta, podemos ter importantes decisões. Se cada um fizer sua parte, chegamos ao ideal”, acredita o vereador.

A preocupação de Cassina com o meio rural também foi expressa pelos vereadores Velocino Uez/PDT, presidente da Comissão de Agricultura, Gustavo Toigo/PDT, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Alceu Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP e Felipe Gremelmaier/MDB.

No entendimento de Velocino, os poderes públicos deveriam ser mais solidários com quem trabalha na colônia. O pedetista informou que uma audiência pública está sendo planejada para tratar sobre a situação das agroindústrias. Toigo explicou que a audiência será uma ação coletiva das comissões parlamentares de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do Legislativo. De acordo com o pedetista, seria adequado uma fiscalização com mais orientação no que se refere às queijarias.  “Não podemos agir de forma exacerbada. Tem de ter fiscalização mais orientativa, para que seja possível aos produtores continuar trazendo os produtos do campo para a cidade”, afirma Toigo, cogitando um projeto de lei para oficializar o fórum de distritos sugerido por Cassina.

O vereador Gremelmaier avalia que o fórum poderia inclusive auxiliar na Festa da Uva, assim como já colaborou nas decisões sobre poços artesianos e asfalto no interior.

Thomé também lastimou a redução de agroindústrias em Caxias do Sul e não sabe onde o setor irá buscar forças para modificar a atual realidade. O petebista criticou a gestão da Secretaria Municipal da Agricultura. Conforme ele, do jeito que está seria melhor não ter a pasta.

Bandeira disse que visitará as queijarias para entender melhor o que está ocorrendo. O progressista ainda quer saber a alternativa da Secretaria da Agricultura para as famílias que fecharam as agroindústrias de queijos. Também considerou que o consumidor gosta dos produtos do interior. Nesse sentido, Cassina complementou ao lembrar da qualidade do vinho caxiense que foi se aperfeiçoando especialmente a partir do concurso realizado anualmente na cidade.  

01/08/2018 - 12:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo