Voltar para a tela anterior.

Velocino aponta mudanças no Plano Safra 2018/2019

O vereador caxiense mostrou dados de financiamento que podem ser buscados pelos agricultores


O Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019 foi debatido pelo vereador Velocino Uez/PDT, na sessão do Legislativo caxiense desta quinta-feira (26/07). O pedetista usou a tribuna para apresentar as mudanças do plano, que é um tipo de crédito para o agricultor investir e custear a produção.

Os dados compartilhados foram obtidos quando o vereador acompanhou, no último dia 13 de julho, uma atividade do Sicredi, explicando sobre o novo plano. O evento foi realizado em São Luiz da 6º Légua, o qual foi prestigiado pela Comissão de Agricultura da Câmara, que é presidida por Velocino.

Segundo o pedetista, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que atua nas pequenas propriedades, continua com praticamente as mesmas taxas. Já o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) teve diminuição nas taxas de juros (saiba os índices dos dois programas em: http://www.agricultura.gov.br).

Conforme o parlamentar, houve destaque para o posicionamento do Brasil entre os maiores produtores, em nível mundial. No setor da produção de frango, o país está em terceiro lugar, também sendo o segundo maior exportador de frango do mundo. Na produção de suínos, o Brasil encontra-se em quarto lugar e, no setor de leite, em quinto lugar no ranking.

Em aparte, o vereador Gustavo Toigo/PDT ressaltou que deveria haver mais linhas de financiamento rural voltado ao público feminino que atua no campo.  De acordo com o pedetista, é preciso direcionar mais esse tipo de crédito para as mulheres.

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Arlindo Bandeira/PP também se mostraram solidários às colocações do debate. Em finalização, Velocino afirmou que “o pequeno produtor nunca vai crescer sem ajuda”, relembrando que o poder público precisa fazer investimentos na área da agricultura.

26/07/2018 - 13:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo