Derrubado o veto do prefeito à proposta de isenção temporária do IPTU

O projeto é do vereador Flavio Cassina e busca estimular o mercado imobiliário de Caxias do Sul

Está derrubado, no Legislativo caxiense, por 19 X 2, o veto total do prefeito municipal ao projeto de lei complementar (PLC) 25/2017, para instituir a isenção temporária do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ou Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O PLC é de autoria do vereador Flavio Cassina/PTB. A votação contrária aconteceu na sessão ordinária desta quinta-feira (19/07). A iniciativa pretende estimular o mercado imobiliário local, acrescendo a possibilidade no Código Tributário do Município (lei complementar 12, de 28 de dezembro de 1994).

A concessão envolve imóveis não edificados ou loteamentos de terrenos que obtiverem licença para construção, com índice de aproveitamento igual ou superior a 20% do previsto para o terreno, com a devida aprovação do município. Agora, como consequência da derrubada do veto, o PLC 25/2017 retornará para a promulgação do prefeito Daniel Guerra, em 48 horas. Se ele não o fizer, caberá ao presidente da Casa, vereador Alberto Meneguzzi, promulgar o texto, tornando-o lei municipal, também no prazo de dois dias.

Os prazos de isenção de IPTU são: um ano, quando se tratar de construção de unidades unifamiliares; dois anos, para loteamentos, unidades multifamiliares, comerciais e industriais. Vale uma vez para cada imóvel. O benefício não vale após a conclusão da obra. Se chegar a ser publicada como lei, esta entrará em vigor 120 dias depois da publicação.

Entre as razões do veto, o prefeito alegou o chamado vício de iniciativa. Guerra sustentou que a proposta de Cassina criaria atribuições e despesas ao Executivo, interferindo na organização e no funcionamento da Administração. O petebista se opôs à argumentação da Prefeitura e sustentou os méritos do projeto.

VETO TOTAL do PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 25/2017 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente