Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional irá reunir candidatos ao governo do RS no Legislativo caxiense

Encontro está programado para o dia 16 de agosto, mas pode sofrer alterações


Reapresentantes dos Legislativos de oito cidades da Serra Gaúcha estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (11/07), na Câmara de Vereadores de Farroupilha, para a reunião mensal do Parlamento Regional. Durante o encontro, houve a deliberação pelo envio de manifestos ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), solicitando melhorias na ERS-122 e RSC-453, nos trechos compreendidos entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves. O presidente da Câmara caxiense, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, esteve na plenária.

Além disso, por sugestão de Meneguzzi, o colegiado decidiu, por unanimidade, pelo encaminhamento de ofício ao Congresso Nacional e a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) ressaltando a importância da colocação em pauta, na Câmara dos Deputados e no Senado, da Lei Kandir. A regulamentação da medida precisa ser feita ainda durante o mês de agosto. Com essa nova medida legal, os estados brasileiros passariam a receber, diretamente dos cofres públicos, os valores referentes ao ICMS das exportações de produtos primários, como a soja. Atualmente, o Rio Grande do Sul recebe somente 17% desse montante.

Também em debate, os parlamentares buscam a descentralização dos serviços de traumatologia referenciados em Caxias do Sul, uma vez que as Casas de Saúde não estão gerindo a demanda existente. Para isso, o Parlamento Regional buscará dados das cidades serranas quanto ao local que é referência neste serviço em cada município e a sua respectiva demanda.

Outra sugestão do Legislativo caxiense acolhida pelo Parlamento Regional é a realização de encontro com os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. A indicação partiu de Meneguzzi na reunião do mês de junho. Como data prévia para o evento, foi agendado o dia 16 de agosto, a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A intenção da iniciativa é ouvir e conhecer as propostas dos concorrentes ao Piratini.

Para Meneguzzi, o encontro foi proveitoso e a mobilização das Câmaras da região legitima a importância dos Legislativos para a manutenção da democracia e dos debates para o desenvolvimento da região. “Estamos crescendo em nos consolidando. Debatemos o desenvolvimento, a saúde, a solidariedade, a economia e também a política. Por isso, Caxias se colocou à disposição para receber o próximo encontro, com os candidatos”, concluiu.

Estiveram presentes no encontro representantes de: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Prata e Nova Roma do Sul.

11/07/2018 - 20:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo