Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre obras paralisadas em escola do bairro Vila Ipê

Comissão de Educação fará audiência pública para discutir as causas do trancamento das obras


Na sessão desta quarta-feira (27), repercutiu a mobilização de moradores da região Norte de Caxias do Sul, em Vila Ipê, na manhã desta quarta-feira (27), em protesto à paralisação de anos das obras para a construção de uma escola estadual naquele bairro. O prédio, inacabado, abrigaria o Ensino Médio, beneficiando em torno de 200 alunos que deverão terminar o Ensino Fundamental em dezembro deste ano, nas três maiores escolas municipais da Zona Norte: a Rubem Bento Alves, no Vila Ipê; a Angelina Sassi Comandulli, no Santa Fé; e a Presidente Tancredo Neves, no Belo Horizonte. Uma disputa judicial, entre as empresas que participaram do processo licitatório das obras, impede que a obra tenha andamento.

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Casa, o vereador Elói Frizzo/PSB informou que a Comissão fará uma reunião na próxima quarta-feira (03), às 14h, para tratar do assunto. Representantes 4ª Coordenadoria Regional da Educação e do governo do Estado deverão participar. A intenção, segundo Frizzo, será obter esclarecimentos quanto à tramitação do processo de funcionamento e à efetivação da escola junto ao Conselho Estadual de Educação.

Conforme Marcos Daneluz/PT, que também integra a Comissão de Educação, comentou que, na inauguração da Escola Estadual de Fazenda Souza, em 2009, havia sido feita a promessa de que o reinício das obras no prédio do Vila Ipê seria imediato, o que não aconteceu. Daneluz defendeu que a Comissão interfira, pressionando as autoridades para a conclusão da obra.

Para Gustavo Toigo/PDT, que também acompanhou o ato no bairro Vila Ipê, a mobilização popular revela necessidade urgente para a Zona Norte. Em concordância, Renato Oliveira/PCdoB enfatizou a organização do manifesto.

A vereadora Geni Peteffi/PMDB observou que o atraso, na obra da instituição, é de longa data, a exemplo de outras, cujos projetos não têm andamento. Citou a burocracia que envolve a abertura de uma escola estadual.

Na mesma linha, Assis Melo/PCdoB destacou que a mobilização, para a entrega da escola, comece o mais rápido possível, a fim de servir à região Norte já no próximo ano letivo. Acrescentou que o último governo estadual demonstrou descaso para com a educação.

Enquanto isso, Mauro Pereira/PMDB disse não acreditar que a escola possa estar em funcionamento, em março próximo. Avalia, porém, que, se o Estado assumir a situação, a instituição poderá ser instalada no segundo semestre de 2011.

27/10/2010 - 20:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo