Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez participa de debate sobre projeto que busca criar a Zona Franca da Uva e do Vinho

Cerca de 40 pessoas estiveram reunidas na manhã de sexta-feira (29/06), na Câmara Municipal de Farroupilha


Na última sexta-feira (29/06), o vereador e presidente da Comissão de Agricultura do Legislativo caxiense, Velocino Uez/PDT, esteve presente na roda de debates da Câmara Municipal de Farroupilha. O objetivo do encontro era esclarecer sobre o projeto de lei (PL) 9045/17, de autoria do deputado João Derly, que busca, através da criação de uma zona franca, um regime tributário especial para atividade vitivinícola da Serra, estimulando, assim, o consumo local da bebida, e equilibrando a competitividade com o mercado internacional do vinho.

Com a presença do deputado federal e autor da proposição, o encontro reuniu lideranças municipais da região, além de representantes de entidades ligadas à produção vitivinícola da Serra.

Mobilizada, a comunidade conversou sobre as possibilidades de crescimento econômico e de geração de empregos que a Zona Franca da Uva e do Vinho pode trazer para os municípios envolvidos.

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio de seu diretor, Carlos Paviani, apresentou ao público os incentivos que produtores de uva e vinho do Chile, Argentina e Uruguai têm de seus governos. Envolvem incentivos fiscais e de investimento, sendo essa uma das causas do baixo valor de vinhos importados no Brasil.

Representando a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel sugere a união dos municípios para que realizem um estudo de impacto econômico do setor com a suposta aprovação do projeto, como forma de apresentar aos demais deputados federais os ganhos que a região teria com o turismo e o varejo.

Atualmente, há 23 municípios interessados em integrar a proposição da Zona Franca. Segundo Derly, o projeto está em análise das Comissões Parlamentares de Brasília, e explicita a necessidade do engajamento de municípios da Serra para dar continuidade ao processo e levar o PL à aprovação no plenário.

 

02/07/2018 - 11:11
Assessoria do Gabinete do Vereador Velocino Uez/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo