Voltar para a tela anterior.

Dallegrave critica postura de Bento Gonçalves sobre o episódio da extensão da UFRGS para a Serra

Vereador criticou o município vizinho por se reunir com a Reitoria sem o conhecimento da Câmara Caxiense


O vereador Ari Dallegrave/PMDB, na sessão desta terça-feira (26), comentou sobre a postura de Bento Gonçalves, na audiência pública, realizada na tarde de ontem, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. No encontro, a possibilidade de instalação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha foi acenada pelo reitor em exercício da instituição, Rui Oppermann.

As deputadas federais reeleitas, Manuela D'avila/PCdoB e Maria do Rosário/PT, comprometeram-se a tentar incluir o projeto de extensão da universidade para a Serra, entre as 20 propostas da bancada gaúcha, na Câmara Federal, para emendas ao Orçamento da União de 2011.

Dallegrave criticou o município vizinho por, segundo ele, ter agendado a referida audiência sem o conhecimento de alguns municípios participantes, bem como, dos próprios membros da Comissão Especial Pró-Universidade Pública, da Câmara Caxiense, que está à frente de mobilizações para uma extensão da Universidade Federal, na Serra.

O vereador lembrou outra audiência pública, em 12 de agosto passado, no Legislativo de Caxias, organizado pela Comissão Especial, que contou com a presença de municípios da região. Na ocasião, Dallegrave, que participa da Comissão, havia proposto que cada uma das cidades da Serra, presentes ao encontro, fizessem abaixo-assinados, reforçando as mais de 26 mil assinaturas já colhidas em Caxias. Os representantes de Bento tomaram todo o material, organizado em conjunto, para si. Poucos municípios foram avisados da audiência em Porto Alegre. A Comissão, que cuida do assunto, recebeu comunicação da própria Reitoria, denunciou.

Vinicius Ribeiro/PDT, que também faz parte da Comissão Pró-Universidade Pública, defendeu que Caxias teve a sensatez de chamar outros municípios da Serra à mobilização, por entender que a causa é coletiva. Dessa maneira, afirmou que Bento Gonçalves não agiu bem, sendo insensível a essa necessidade.

26/10/2010 - 20:16
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo