Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo detalha proposta de roteiro que valoriza o enoturismo

No comando da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, o vereador explica que o grupo está empenhado em colocar a área turística como matriz econômica da cidade


O enoturismo ganhou as atenções do vereador Gustavo Toigo/PDT, no Grande Expediente da plenária caxiense desta quarta-feira (20/06). À frente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) da Câmara, o vereador ressaltou que o grupo está empenhado em colocar a área turística como matriz econômica da cidade e da região.

Na opinião do pedetista, que tem se empenhado em divulgar as ações da CDEFCO, a diversificação de novos destinos turísticos e vinícolas se faz necessária, principalmente para valorizar a produção local e regional. Por isso, junto com empresários e representantes de diversos setores da sociedade, Toigo e demais integrantes da CDEFCO têm defendido a criação do “Passo do Vinho”, remetendo a um percurso pelo mundo da uva e do vinho nos municípios de Caxias do Sul, Nova Pádua e Flores da Cunha.

“A Comissão foi chamada a ajudar na estruturação dessa rota, dando apoio a uma comunidade de produtores, onde se quer oferecer um novo produto. O Passo do Vinho pretende ser algo novo no mercado, para ajudar no desenvolvimento da cidade e da região”, frisa Toigo, mencionando a participação nesse debate de todos os integrantes da CDEFCO: vereadores Chico Guerra/PRB, Wagner Petrini/PSB, Flávio Guido Cassina/PTB e Adiló Didomenico/PTB.

O parlamentar mostrou um vídeo em que diversos empreendedores da região se manifestam em apoio a uma nova rota. Lembrou que, pela CDEFCO, esteve em congressos em Mendoza, na Argentina, e no município vizinho de Garibaldi, para debater sobre a influência do turismo ligado ao vinho. De acordo com Toigo, os três municípios (Caxias do Sul, Nova Pádua e Flores da Cunha) dispõem de várias características que os diferenciam e atraem visitantes próximos e turistas: os sabores gastronômicos, a história, a arquitetura, a paisagem natural, a dedicação ao trabalho de qualidade.

“O projeto Passo do Vinho vem ajudar a classe vinícola e outros setores a crescerem e auxiliar os municípios a arrecadarem mais com a atividade turística, para que os recursos sejam revertidos também a áreas essenciais, como saúde e educação”, argumentou.

Pelo empenho em propagar o turismo na Serra, Toigo recebeu elogios dos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Wagner Petrini/PSB e Velocino Uez/PDT. No comando da Comissão de Agricultura da Casa, Uez destacou que as rotas turísticas contribuem para a renda e para o reconhecimento dos trabalhadores rurais.  

Toigo aproveitou o espaço para saudar Caxias do Sul pelo aniversário, hoje (20/06), de 128 anos de emancipação. Ao mencionar italianos e senegaleses, lembrou dos antepassados que vieram da Itália e estendeu os cumprimentos aos imigrantes das mais diversas etnias que colaboram para a cidade progredir. Em complemento, o vereador Edson da Rosa/PMDB ressaltou que Caxias, literalmente, se transformou num lugar de diversidade.

20/06/2018 - 14:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo