Voltar para a tela anterior.

Bullying preocupa a vereadora Paula Ioris

A parlamentar tucana protocolará proposta de criar a Semana Municipal de Conscientização contra o Bullying


O bullying no ambiente escolar pautou o discurso da vereadora Paula Ioris/PSDB na sessão ordinária desta quarta-feira (20/06). Ela disse ter recebido mensagens de um jovem que foi vítima de brincadeiras de mau gosto no Ensino Fundamental, de mães que relataram a necessidade de troca de escola dos filhos e também de professores, que se manifestaram a respeito do tema.

Paula lamentou que, muitas vezes, o bullying é relativizado e que as redes sociais contribuem para o aumento nos casos de cyberbullying. Pontuou que o bullying é um fator agravante para os suicídios. Nesse sentido, alertou que, em 2016, Caxias do Sul não registrou suicídios, mas que sete crianças de até 14 anos e 71 jovens atentaram contra a própria vida. Em 2017, foram registradas cinco tentativas de suicídio entre os pequenos, 133 tentativas entre jovens e oito casos de suicídio entre jovens.

A parlamentar anunciou que protocolará um projeto de decreto legislativo (PDL) para instituir a Semana Municipal de Conscientização contra o Bullying e criar o Selo Escola Livre do Bullying. O objetivo, segundo a tucana, é engajar, anualmente, em abril, a Câmara e as escolas públicas e privadas de Caxias do Sul por meio de ações para preparar alunos, pais e professores quanto à questão. Referente ao selo pontuou que esse seria uma forma de incentivar as instituições de ensino, com reconhecimento previsto para todos os meses de novembro.

Em aparte, Adiló Didomenico/PTB disse ter recebido em seu gabinete um pedido de ajuda de uma mãe, que solicitava a transferência de escola para o filho, vítima de bullying. Edson da Rosa/PMDB afirmou que a presença e a interação da família com a escola são essenciais para coibir a incidência do bullying.

A saber: bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, e cyberbullying corresponde a atos de bullying através da internet.

20/06/2018 - 12:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo