Voltar para a tela anterior.

Legislativo homenageia os 128 anos de Caxias do Sul

A segunda maior cidade do Rio Grande do Sul está de aniversário nesta quarta-feira


Os 128 anos de emancipação de Caxias do Sul, lembrados nesta quarta-feira (20/06), foram comemorados pela Câmara Municipal, no início da sessão ordinária. O 1° vice-presidente da Casa, vereador Ricardo Daneluz/PDT, conduziu os trabalhos no plenário. A cerimônia também contou com as presenças do Cidadão Caxiense Padre Paulo Venturin, do músico André Arrosi e do secretário de Governo, Luiz Caetano, que representou o prefeito Daniel Guerra/PRB. A homenagem integra a Semana de Caxias do Sul definida pela lei 6.491/2006, que alterou a lei 1.451/1965.

O parlamentar Felipe Gremelmaier/PMDB discursou em nome do Legislativo. Ele destacou que Caxias do Sul é "uma cidade de várias gentes e muitos rostos, marcada pela união de culturas e cultivos". Ponderou que a chegada dos imigrantes italianos a Nova Palmira, em 1875, sinalizou o início da colonização até que, em 20 de junho de 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município por meio do Ato Estadual N° 257.

Gremelmaier ressaltou que hoje Caxias do Sul possui mais de 480 mil habitantes, dezenas de bairros e loteamentos, milhares de empresas e muitos novos projetos a cada dia. “Ao comemorar os 128 anos de vida de nosso município, enquanto poder Legislativo, queremos agradecer a todos os caxienses. Os aplausos, hoje, são para você, que faz parte desta comunidade, que faz parte de nossa Caxias do Sul”, finalizou o peemedebista.

O músico André Arrosi fez uma apresentação em homenagem ao aniversário do município. Ele entoou as canções “Lipe”, composição feita em homenagem ao seu filho; e “Ciribiribin”, de Waltz de Alberto Pestalozza, clássico do acordeon interpretado por músicos do mundo todo. A cerimônia de homenagem à cidade recebeu também a presença de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Irmão José Otão.

20/06/2018 - 11:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo