Voltar para a tela anterior.

Falta de geladeira prejudica usuários de vacinas na região do bairro Planalto, denuncia vereador Bueno

Borracha que veda porta estragou há mais de um mês e moradores precisam procurar outras unidades de saúde


A falta da borracha que veda a porta de uma geladeira tem impedido que 15 pessoas, em média, sejam vacinadas na UBS do bairro Planalto todos os dias, prejudicando mais de 8 mil usuários atendidos pela unidade de saúde. O equipamento estragou há cerca de um mês e, apesar dos reiterados pedidos de conserto, até manhã desta sexta-feira (15) o problema não havia sido solucionado. As vacinas precisam estar acondicionadas em temperaturas entre 2 e 8 graus, caso contrário, não podem ser utilizadas. O vereador Rafael Bueno/PDT recebeu a denúncia, esteve na UBS e constatou a precariedade no atendimento.

Vacinas como BCG, rotavírus, HPV, triviral, pneumo, hepatite A, entre outras, não estão sendo aplicadas na unidade, fazendo os usuários que precisam das doses se deslocarem para outras unidades, como São Victor Cohab e Cristo Operário. O vereador, integrante da Comissão de Saúde do Legislativo, lamentou a omissão da Secretaria de Saúde e da prefeitura.

"É triste essa falta de atenção à saúde, principalmente num período de frio excessivo, prejudicando principalmente idosos e crianças. Não é à toa que quatro secretários passaram pela pasta e continua essa precariedade e desrespeito com os contribuintes", destacou. Bueno também constatou a falta de ginecologista na unidade básica.

Os funcionários da UBS do Planalto confirmam a situação. "Estou há mais de 10 anos aqui e não vi nada parecido. Ainda mais que temos muitos idosos na nossa região", destaca uma servidora, que prefere não ser identificada.

Outras UBS

A situação na UBS do Planalto empurra a demanda para unidades como do São Victor Cohab e Cristo Operário, que já sofrem com falta de estrutura para os atendimentos. No Cristo Operário, por exemplo, são três funcionários atendendo, que se veem sobrecarregados. Eles afirmam que a procura por vacinas de usuários do Planalto aumentou pelo menos 50% nas últimas semanas. Sem contar o problema quando um funcionário entra em férias e não é substituído, a falta de um clínico-geral, mesmo que haja a vaga para mais um, e de um dentista, já que o titular está em licença e não há previsão de ele ser substituído.

15/06/2018 - 16:08
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo