Voltar para a tela anterior.

Reitor em exercício da UFRGS garante que campus na Serra está nos planos da universidade

Audiência pública em Porto Alegre definiu formas para pleitear recursos junto ao governo federal


A possibilidade de instalação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha foi acenada pelo reitor em exercício da instituição, Rui Oppermann, em audiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira (25/10), no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. Ele garantiu que a proposta está relacionada para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Lembrou, contudo, que a inclusão efetiva do assunto no PDI ainda depende de aprovação do Conselho de Administração da Universidade, cujos membros deverão se reunir até o final de dezembro deste ano.

Presentes à audiência, as deputadas federais reeleitas, Manuela D'avila/PCdoB e Maria do Rosário/PT (membro da Comissão de Educação), comprometeram-se a tentar incluir o projeto de extensão da universidade para a Serra, entre as 20 propostas de emenda ao Orçamento da União de 2011 (uma das alternativas para custear a primeira etapa do projeto), a serem elaboradas pela bancada gaúcha da Câmara dos Deputados.

As parlamentares informaram que, na primeira quinzena de novembro, os deputados federais gaúchos poderão se encontrar em Porto Alegre. Afirmaram que, para a reunião, serão convidados representantes da região, caso do presidente da Comissão Temporária Especial Pró-Universidade Pública de Caxias do Sul, o vereador e deputado federal recém-eleito Assis Melo/PCdoB.

Para Assis, ainda falta maior unidade política. Destacou que, em 12 de agosto passado, a Comissão avançou nesse sentido, ao reunir, em audiência pública, na Câmara de Caxias, representantes da maioria dos municípios da Serra. Na oportunidade, foi criado um comitê regional. Trata-se de uma forma de sensibilizar a UFRGS e o Ministério da Educação para com as demandas educacionais das cidades serranas, observou. Quanto à futura sede da extensão da universidade pública, Assis sugeriu um plebiscito entre a população da Serra.

Enquanto isso, o vereador Ari Dallegrave/PMDB antecipou que a Comissão deverá reunir representantes de entidades públicas e empresariais para agendar audiência com o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori. Ressaltou que o objetivo do encontro será articular as ações de apoio do Executivo à iniciativa.

Membro da Comissão Pró-Universidade Pública, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT lembrou que, anteriormente, a Câmara empenhou-se pela federalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Porém, em 2008, compreendeu-se que a busca por extensão da UFRGS traria os demais municípios da Serra para o pleito de Caxias, em benefício de toda a região, explicou. O parlamentar também solicitou ao reitor em exercício que proponha um modelo de universidade para a região. Disse que os critérios de implantação do futuro campus precisam atender a fundamentos técnicos, ao invés de políticos.

O reitor em exercício atentou, porém, que a definição quanto ao perfil universitário passa por discussões prévias, no que diz respeito às potencialidades socioeconômicas da Serra. Conforme Rui Oppermann, os representantes da região ainda não apresentaram estudos sobre as principais demandas por ensino. Sugeriu, portanto, que cada município indique representações técnicas e políticas para o comitê que está tratando do assunto.

De acordo com o reitor em exercício, até o momento, o Litoral Norte é a região mais avançada do estado, no processo de extensão universitária da UFRGS. Oppermann confirmou que, com sede em Tramandaí, a elaboração do projeto de construção do complexo universitário recebeu recursos federais da ordem de R$ 1,8 milhão. Com a finalidade de atender a demandas como as dos setores agrícola, ambiental e fundiário, a nova unidade ocupará terreno de 14 hectares, e tem orçamento de R$ 30 milhões.

Além do presidente Assis, Dallegrave e Vinicius, integram a Comissão Pró-Universidade os parlamentares Elói Frizzo/PSB e Rodrigo Beltrão/PT. Mais de dez municípios da Serra participaram da audiência.

25/10/2010 - 23:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo