Sindiserv critica ação do Executivo na ocupação de antiga sede da entidade

Presidente da entidade afirmou que a prefeitura usurpou o espaço ao instalar a Corregedoria municipal

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, ocupou a tribuna do Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta quarta-feira (13/06). No espaço cedido em acordo de líderes de bancadas, a líder sindical criticou a ação do Executivo ao ocupar, segundo ela, de forma indevida, a antiga sede da entidade, localizada no Paço Municipal. Conforme Silvana, no prédio, que tem dois pavimentos, já funciona a Corregedoria-Geral e o andar térreo teve as fechaduras e cadeados trocados.

Da tribuna, Silvana recordou a história do espaço, construído com recursos dos associados e inaugurado em 1983. De acordo com ela, todos os presidentes e diretorias contribuíram para que o prédio abrigasse não somente a luta dos servidores, mas de outras entidades que representam os trabalhadores caxienses. Ela revelou que, desde 2017, o Sindiserv e a prefeitura estavam tratando sobre uma possível utilização compartilhada entre a entidade e o sindicato.

Para o Sindiserv, a ação do Executivo revela a falta de habilidade de administrar os bens públicos e de desprezo aos servidores públicos, porque ali estão os móveis e demais bens adquiridos com recursos dos associados. “Construir o diálogo é saber mediar, saber ouvir e propor. Essa sede nunca teria sido de tamanho esbulho e tamanha vergonha para o município, se houvesse diálogo. Porque é uma vergonha uma sede ser ocupada sem aviso prévio”, salientou.

Segundo Silvana, nas tratativas de utilização compartilhada, o Sindiserv havia sinalizado que faria um memorial sobre os 30 anos da instituição, comemorados em 2018. “Vocês (em referência à equipe do atual governo municipal) foram inaugurar um espaço em que até as cadeiras são nossas. Por que não nos chamaram para inaugurar algo que é dos servidores? Isso é um desrespeito, porque o presente que queríamos dar aos servidores era um memorial”, concluiu.

13/06/2018 - 14:45

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861