Voltar para a tela anterior.

Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência realiza evento com a presença da prefeita de Pelotas

Paula Schild Mascarenhas/PSDB vem a Caxias do Sul para apresentar um conjunto de estratégias voltadas à redução da criminalidade na cidade da região sul do Estado


A prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas/PSDB, vem a Caxias do Sul a convite da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 13h30. A prefeita apresenta o "Pacto Pelotas Pela Paz", um conjunto de estratégias voltado à redução da criminalidade e da promoção da paz a partir de ações movidas por toda a sociedade. O projeto de governo tem reduzido, significativamente, os índices de violência na cidade.

O plano municipal foi construído pela Prefeitura em parceria com a Comunitas e o Instituto Cidade Segura e contou com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Susepe, Instituto Geral de Perícias, Poder Judiciário, Ministério Público, Exército e diversas outras entidades locais. De acordo a prefeita Paula Mascarenhas, o Pacto contempla cinco eixos temáticos e 14 estratégias, com base em experiências que já funcionaram em outras cidades, como Nova York, Bogotá e Medellín e a partir de um diagnóstico realizado com base em evidências. “Trata-se de um esforço coletivo, que reúne o poder público e a sociedade civil, para uma atuação que articule prevenção social, fiscalização administrativa, repressão policial, tecnologia e urbanismo”, explicou.
 
Os projetos de prevenção e de repressão foram elaborados por especialistas nas áreas e construídos depois de amplo debate com vários segmentos da cidade. No Pacto foram criadas cinco eixos estratégicos: Policiamento e Justiça; Fiscalização Administrativa; Prevenção Social; Tecnologia; e Urbanismo. “Trabalhamos com foco nos fatores de risco, desenvolvendo projetos variados, desde a redução da gravidez precoce e o estímulo à paternidade e maternidade responsáveis, até o apoio aos egressos dos sistemas socioeducativo e prisional. Entre as diversas ações, instituímos um prêmio aos policiais para cada arma de fogo ilegal apreendida na cidade”, contou.
 
Além disso, o trabalho em prol da segurança pública envolve projeto de lei que institui um novo Código de Convivência em Pelotas. “O Código de Convivência Democrática possibilita uma ação efetiva na repressão às incivilidades do cotidiano, à perturbação do sossego e ao abuso no consumo de bebidas alcoólicas”, acrescenta a prefeita.
 
A presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, vereadora Paula Ioris/PSDB, afirma que Pelotas é um exemplo a ser seguido. A parlamentar defende um trabalho estratégico na área de segurança pública a longo prazo para Caxias do Sul. “A segurança pública sempre foi discurso político, mas, na prática, nunca se olhou para essa área como prioridade. É um jogo de empurra-empurra. Como segurança é um dever do Estado, os esforços são mínimos. Minha expectativa é que trazendo exemplos positivos de outras cidades conseguiremos conscientizar a comunidade e assim despertar o interesse do Poder Executivo”, destacou.
 
A palestra da prefeita de Pelotas é aberta ao público em geral. Lideranças de diversos setores e entidades estão sendo convidadas a participar. Mais informações e inscrições em 54 3066-3895.

Integram a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, os vereadores, Paula Ioris/PSDB, Adiló Didomenico/PTB, Gustavo Toigo/PDT e Neri, O Carteiro/SD e Felipe Gremelmaier/ PMDB.

(Texto: Jornalita Greice Demoliner Tedesco)

12/06/2018 - 18:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo