Vereador Rafael Bueno mostra os graves problemas de infraestrutura do bairro Canyon

Parlamentar trouxe imagens que provam descaso da prefeitura com moradores

O vereador Rafael Bueno/PDT usou declaração de líder na Câmara Municipal nesta terça-feira (12/06) para mostrar imagens dos graves problemas de infraestrutura que vivem os moradores do bairro Canyon, um dos mais pobres de Caxias do Sul. Entre os problemas, falta de capina, de muros de contenção, de cascalhamento e patrolamento, de limpeza de redes de esgoto e buracos nas ruas, além do abandono de cães, foram mostrados aos vereadores, moradores do Canyon e público em geral.

O pedetista tomou essa iniciativa porque na semana passada foram divulgados áudios que revelam o líder do governo do prefeito Daniel Guerra/PRB na Câmara Municipal, vereador Chico Guerra/PRB, mandando aplicar um “corretivo” em Marciano Correa da Silva, de 84 anos, presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Canyon.

Ele justifica tal medida, com a anuência do prefeito, por causa da postura de Marciano quando ele participa das sessões da Câmara. Chico fala em cortar ações da prefeitura em benefício do bairro, como forma de punição ao líder comunitário, que estaria numa "lista negra".

Segundo Bueno, "a vingança foi planejada com frieza, como foi amplamente divulgado pelos áudios que a população caxiense teve acesso. Um plano meticuloso e perverso, afim de prejudicar não apenas o líder comunitário, mas toda a população de uma das regiões mais pobres de Caxias do Sul".

Na sessão, o vereador se dirigiu a Chico Guerra/PRB, que permaneceu de cabeça baixa, ao celular, os 10 minutos que durou a fala, e pediu que ele reavaliasse sua posição e ajudasse a comunidade:
"O senhor já teve algumas oportunidades de pedir desculpas ao senhor Marciano e à sua comunidade, mas não o fez, preferindo manter a postura da sua administração, arrogância e revanchismo contra quem pensa diferente ou faz cobranças. Quem sabe, agora, depois de ver essas pessoas humildes, carentes, que já são maltratadas pela vida e estão aqui presentes, o senhor possa se dirigir a elas e se desculpar. Seria o mínimo. Seria mais humano, em vez buscar prejudicá-los"
O pedetista ainda se ofereceu para ir com Chico Guerra verificar os problemas no Canyon e repassar as imagens feitas no dia anterior.

Mais informações: https://bit.ly/2JMXyfa

ALGUNS PROBLEMAS:

FALTA DE CAPINA
Mato alto está invadindo as ruas e prejudicando a visibilidade das pessoas e as colocando em risco, inclusive de sofrerem assaltos. Os motoristas também acabam tendo a visão prejudicada, o que pode causar acidentes.

MUROS DE CONTENÇÃO
A falta de muros de contenção é um problema já alertado pela comunidade ao poder público, mas nenhuma medida foi tomada. Isso coloca em risco os moradores de casas que ficam próximas e que podem desabar. Além disso, os moradores sofrem quando a chuva arrasta pedras, lixo e dejetos para suas casas.

BOCAS DE LOBO
Os exemplos de esgoto correndo a céu aberto e entulhados de lixo são muitos. Num dos casos, a falta de uma providência da prefeitura fez com que o senhor Darci da Silva, de 78 anos, tomasse a iniciativa de tentar limpar uma boca de lobo, caiu e ficou preso por duas horas até ser socorrido. Como se nota, providência alguma foi tomada.

CADEIRANTE
O senhor Valdevino de Jesus Rodrigues (foto anexa)??, de 62 anos, que sofreu um derrame há cinco anos e esteve hoje no Legislativo, é a prova do descaso da prefeitura para com os moradores. Como se locomove de cadeira de rodas, precisa contar com a ajuda dos seus filhos para ser carregado por uma escadaria de terra improvisada até a rua. A imagem anexa mostra seu filho, Luiz Felipe, carregando-o. Uma rampa já poderia resolver a situação, mas nem isso a prefeitura faz.

BURACOS
São inúmeras os buracos pelas ruas do Canyon, tornando o acesso da população difícil e prejudicando o tráfego dos veículos como carros e caminhões, principalmente em dias de chuva.

LÂMPADAS QUEIMADAS
Os moradores contaram cerca de 50 lâmpadas queimadas e as medidas ainda não foram tomadas pela prefeitura, apesar dos apelos. Algumas ruas ficam completamente às escuras.

12/06/2018 - 16:22
Assessoria do Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT