Voltar para a tela anterior.

Elói Frizzo se despede para assumir cargo no governo do Estado e relembra trajetória política

A pedido do governador José Ivo Sartori, o parlamentar deve trabalhar como diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos


Em seu provável último pronunciamento do ano, a partir da tribuna do Legislativo caxiense, o vereador Elói Frizzo/PSB ressaltou o convite do governador José Ivo Sartori, para ele assumir o cargo de diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), órgão estadual. Nos próximos seis meses, o parlamentar estará licenciado dos trabalhos da Câmara Municipal.

Frizzo retomou a sua história política, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (07/06), e salientou que o Legislativo foi como escola de formação. “Sempre estive engajado nas lutas sociais. Aprendi a amar e admirar a cidade. Tudo o que fiz sempre foi com muita dedicação e procurando bem representar aqueles que me outorgaram o seu voto”, comentou.

Ele relembrou mais de sua trajetória. “Sou de uma família de Santa Lúcia do Piaí, filho de um pedreiro e de uma costureira. Comecei a trabalhar com dez anos, empalhando garrafões”, detalhou. Dos 14 até os 18 anos de idade, Frizzo foi menor aprendiz. Depois, atuou como metalúrgico, trabalhando durante o dia e estudando à noite. Mais tarde, ingressou no Ensino Superior, levando a experiência de algum tempo de militância, nos grupos de jovens da Igreja do Bairro Cruzeiro.

A primeira candidatura ao Legislativo foi em 1982, quando Frizzo se elegeu como o terceiro vereador mais votado, na lista do PMDB, e começou a sua história dentro da Casa. Sobre as funções na Câmara Municipal, Frizzo avaliou que há uma deturpação do trabalho do legislador e que isso precisa ser recuperado. “Ou seja, as Câmaras Municipais precisam se preocupar com os grandes projetos da cidade, com a legislação, como um todo. Por isso, busquei me aperfeiçoar na legislação de parcelamento do uso do solo, na legislação de condomínios, no Plano Diretor e em conhecer o Código Tributário”, exemplificou.

O vereador explicou que o cargo que ocupará no EDP é estratégico, é por onde passam todas as demandas do Estado, e ele pretende ter um olhar mais aprofundado para os projetos que dialogam com o desenvolvimento de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha. Agradeceu pelas manifestações de incentivo ao novo cargo e se colocou à disposição da cidade.

Os vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB e Gustavo Toigo/PDT se manifestaram em aparte. Toigo cumprimentou Frizzo pela sua trajetória e relembrou que, desde 1978, na política estudantil, já ouvia falar do nome do colega. Na mesma linha, Gremelmaier parabenizou Frizzo e destacou que ele tem currículo suficiente para ocupar o cargo, no governo do Estado, além de ressaltar que a licença de Frizzo deixa uma responsabilidade muito grande para a Casa, com relação ao Plano Diretor.

07/06/2018 - 16:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo