Voltar para a tela anterior.

Comício de Dilma Rousseff em Caxias gera polêmica na Câmara

O assunto foi trazido à discussão pelo vereador Ari Dallegrave/PMDB


O comício da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, que contará com a presença do presidente Lula, na noite desta quinta-feira (21) em Caxias do Sul, foi motivo de discussão entre os vereadores durante a sessão de hoje.

O parlamentar Ari Dallegrave/PMDB tocou no assunto, em tom contrário ao evento. Dallegrave criticou, com veemência, a estrutura montada para o comício, acusando o governo Federal de utilizar a máquina pública na atividade. O vereador questionou ainda a postura de Lula quanto à presença em eventos caxienses de grande alcance, como a Festa da Uva. O presidente não pode prestigiar a Festa da Uva, que é a festa de maior expressão nacional de Caxias. Porém, há verbas e disponibilidade para um comício, com fins puramente eleitoreiros. Lula utilizou o aparato da presidência para vir à caxias, ou seja, verbas públicas.

Geni Peteffi/PMDB, que lidera o governo na Câmara, argumentou que o presidente Lula está em Caxias para fazer campanha. Concordando com o vereador Dallegrave, reforçou que a visita implica gastos públicos.

O vereador Gustavo Toigo/PDT também atentou para o fato de Lula não ter vindo à Caxias em outras oportunidades, como a Festuva. Um Presidente que tem a aprovação de 80% não pode agir assim, deve fazer seu sucessor sem aparecer, baseado nas obras e projetos que construiu, declarou.

Daniel Guerra/PSDB questionou o local escolhido para o comício de Dilma, argumentando que existiriam outros locais na cidade nos quais o evento poderia ocorrer, sem impactar no trânsito.

A bancada petista da Câmara rebateu os comentários dos vereadores, principalmente a afirmação de que dinheiro público foi aplicado no comício. Marcos Daneluz definiu que é necessário participar do comício como forma de agradecimento aos investimentos do governo Federal aplicados no município, por meio de financiamentos.

A vereadora Ana Corso refutou que Lula tenha usado a máquina pública para fazer campanha à candidata Dilma Rousseff. Referiu que o presidente, hoje, cumpriu agenda oficial na cidade de Rio Grande, inaugurando obras no setor naval, segundo ela, importantes para o desenvolvimento econômico do Estado. Da mesma maneira, Denise Pessôa defendeu que, originalmente, a vinda de Lula ao Estado foi por questões de trabalho. Para o vereador Rodrigo Beltrão/PT, a visita representa prestígio para Caxias do Sul. Essas reações contrárias, dos adversários políticos, nada mais são do que nervosismo tucano de final de campanha, alfinetou.

Mauro Pereira/PMDB manifestou seu respeito pelo PSDB caxiense, salientando que vitórias e derrotas devem ser encaradas como situações rotineiras na política.

O vereador Assis Melo/PCdoB defendeu que, antes do apoio à Dilma, Lula é presidente da República. Dessa maneira, disse, é preciso manter o respeito às instituições. Assis também defendeu que não houve aplicação de dinheiro público no evento, e o governo dá grande atenção ao município.

O vereador Elói Frizzo/PSB destacou a importância da apresentação de projetos, por parte das prefeituras, que possibilitam buscar, junto à Caixa Econômica, Federal financiamentos para obras. Frizzo citou o programa Minha Casa, Minha Vida como um dos projetos de maior sucesso do governo Federal.

Respeito o posicionamento do prefeito José Ivo Sartori de não participar do comício, mas sei do respeito que há entre Lula e o prefeito municipal, afirmou.

 

21/10/2010 - 20:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo