Câmara Municipal reúne escolas participantes do Vereador por um Dia 2018

Comissão de Educação e Escola do Legislativo passaram orientações do programa estudantil

A Comissão de Educação e a Escola do Legislativo promoveram, na tarde desta quinta-feira (24/05), a reunião preparatória com as escolas inscritas no Programa Estudantil Vereador por um Dia 2018. Na ocasião, foram repassadas orientações e sugestões do trabalho dos alunos que devem participar das sessões ordinárias simuladas.

Diretor da Escola do Legislativo, o vereador Edson da Rosa/PMDB abriu o encontro dando as boas-vindas aos professores. Edson falou sobre a importância do programa. "É uma oportunidade dos jovens saberem o papel do Legislativo. Os alunos serão a voz e a vez da comunidade aqui na Câmara", destacou.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Paulo Perico, agradeceu a participação das 44 escolas, oportunizando a realização de duas sessões. "Precisamos investir em novos cidadãos, informá-los das suas responsabilidades. Os alunos vereadores terão consciência do que fizemos aqui, que somos os representantes da comunidade. Assim, eles aprenderão e levarão isso para a sala de aula e para a escola, como um todo", ressaltou.

As escolas também receberam um material suplementar. A TV Câmara também participa, sugerindo que os alunos gravem suas atividades, em vídeo, e o encaminhe à equipe (orientações, no vídeo abaixo). O conteúdo deverá ser utilizado durante a programação do canal 16 da NET, para divulgar o Vereador por um Dia 2018.

As duas sessões do Programa Estudantil Vereador por um Dia 2018 estão agendadas para os dias 22 de outubro (23 alunos) e 29 de outubro (20 estudantes). Antes, porém, nos dias 1º e 3 de outubro ocorrem as sessões preparatórias, com a respectiva escolha da Mesa Diretora. Neste ano, a iniciativa envolve apenas alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular da cidade.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Também fazem parte da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Kiko Girardi/PSD, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Daneluz/PDT.

* Com informações da jornalista Fabiana de Lucena

24/05/2018 - 17:01