Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez trata sobre a Efaserra em reunião com representante do governo do Estado

O intuito da reunião seria uma possível transferência da Escola Agrícola para a área da Fepagro


Na manhã da segunda-feira (21/05), o vereador Velocino Uez/PDT esteve reunido, no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR), com o presidente da entidade, Rudimar Menegotto; o diretor da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), Israel Matté, o presidente da Efaserra e da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle e a atual representante da Fepagro, Daiane Silva Lattuada. O atual Diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Adoralvo Antonio Schio também acompanhou o encontro.

A intenção do encontro foi relatar que existem espaços que podem ser utilizados na sede da Fepagro, e que estes poderiam ser usados pela Efaserra, atualmente localizada na 3ª Légua, no interior de Caxias do Sul, que reivindica uma área de três hectares para ampliar suas atividades. 

A instituição atende cerca de 80 estudantes de 18 municípios da região e a burocracia está impedindo que a demanda seja solucionada. Segundo Uez, que preside a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), é uma necessidade do setor agrícola para o futuro. As atividades junto a Fepagro contribuiriam para a formação de agricultores e para a permanência dos jovens na área rural. A Fepagro vem contribuindo para a formação da agricultura, e, em sua sede, os alunos da Escola teriam todo um suporte de estudos, para que, no futuro, ao retornarem às atividades rurais, possam mostrar um retorno de todo o aprendizado adquirido.

Após a reunião, ficou definido que a Escola Agícola e a Fepagro devem se reunir para fazer um estudo técnico para conferir a viabilidade de uma possível ida da Efaserra para a localidade. Um Projeto Pedagógico será levado até a Fundação, e segundo Schio, terão todo o apoio possível, desde que a burocracia permita. O encontro será também para analisar os dias em que a Fundação pode receber a Escola, para que não haja interferência nos cursos que já estão sendo oferecidos pela Fundação.

22/05/2018 - 08:09
Gabinete do vereador Velocino Uez/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo