Voltar para a tela anterior.

Câmara agracia entidades e personalidades com a Medalha Mérito Comunitário 2018

Solenidade reuniu moradores dos bairros Jardim Adorado, Bela Vista e jovens atendidos pela casa Anjos Voluntários


O Legislativo caxiense entregou, em sessão solene, na noite desta quinta-feira (17/05), a Comenda Medalha Mérito Comunitário 2018. Foram agraciados a Associação de Moradores do Bairro (Amob) Jardim Adorado, por meio de seu presidente, Ildefonso Ivan Barbosa da Fonseca, o Tuti; a professora e presidente da Amob Bela Vista, Gilda Pontalti e a presidente da Casa Anjos Voluntários, Isamar Damin Ordovás Sartori.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi/PSB, e contou com a presença dos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Elói Frizzo/PSB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD e Paula Ioris/PSDB. O pedetista Rafael Bueno fez uso da palavra, na tribuna, em nome da Casa. Na oportunidade, destacou o papel social e traçou o perfil pessoal de cada um dos agraciados. “Para mim é uma honra poder falar em nome da Câmara e falar para os três homenageados. Várias bancadas haviam feito a proposição nomes, mas abdicaram às indicações para referendar vocês”, salientou.

Ao receber a Comenda, o presidente da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Jardim Adorado, Tuti, agradeceu e partilhou a homenagem com os membros da direção da entidade. De acordo com ele, a distinção é mérito da luta comunitária de muitas pessoas. “Foi uma luta de 20 anos. É uma alegria poder chegar a esse momento. Jamais vamos deixar de lutar e ajudar as pessoas”, comentou emocionado.

Na tribuna, Gilda Pontalti recordou a história e o início de suas ações junto ao movimento comunitário. Seu envolvimento com o bairro Bela Vista data da década de 1990. Ela creditou o prêmio não ao seu trabalho, mas às diversas lideranças comunitárias que atuaram no desenvolvimento da localidade. “Muita gente poderia estar aqui no meu lugar e quero dividir esse troféu com vários que se dedicam ao voluntariado”, completou.

Já a presidente da Casa Anjos Voluntários, Isamar Ordovás Sartori, revelou ter se questionado por várias vezes se era merecedora da distinção e chegou a uma conclusão cheia de humildade: o merecimento se dava tão somente pela dedicação e cuidado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Esse mérito é muito importante, em cima de um trabalho que é feito e que não faço sozinha e que estou à frente. Merecido pelo tempo de trabalho e que, a partir disso, muita gente está sendo homenageada”.

Por fim, o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, enalteceu o trabalho comunitário e a capacidade de todos os homenageados na superação das dificuldades e na construção do bem comum. “É com muita responsabilidade e seriedade que as lideranças comunitárias trabalhamos sempre buscando o melhor para os caxienses”, finalizou.

A medalha está prevista no Decreto Legislativo 217/A, de 13 de dezembro de 2007. De iniciativa do ex-vereador Deoclécio da Silva, é concedida aos cidadãos ou entidades de Caxias do Sul que se destaquem por ações que visem ao bem-estar da comunidade.

18/05/2018 - 13:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo