Toigo apresenta emendas para incentivar parques tecnológicos

Alterações ao Plano Diretor, em revisão na Câmara, foram propostas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico para favorecer a produção de conhecimento técnico e científico

Fomentar e incentivar a geração de conhecimento tecnológico e pesquisa: esse é o objetivo das emendas ao Plano Diretor protocoladas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico. A proposta foi detalhada pelo vereador presidente da Comissão, Gustavo Toigo/ PDT, no Grande Expediente desta quinta-feira (17/05).

A iniciativa prevê a delimitação de uma Zona de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (ZEITEC) em área de 250 hectares próxima ao futuro aeroporto de Vila Oliva. Além disso, propõe aumento de até 50% do Índice de Aproveitamento (IA) para construção ou ampliação de empreendimentos voltados à geração de conhecimento tecnológico em zonas onde é permitida a atividade industrial, bem como para instituições de ensino superior e técnico. Como exemplo, Toigo cita parques tecnológicos como o TecnoUCS.

O vereador destaca que a previsão de uma área em Vila Oliva não vai interferir na atual vocação rural e agrícola da região. “Apresentamos uma visão de futuro, construída em conjunto com Academia e setor empreendedor. Estamos preparando o terreno para que a cidade possa crescer em tecnologia, o que hoje é uma necessidade para garantir a sobrevivência dos negócios e da própria economia”, avalia.

Em abril, Toigo esteve no Parque Canoas de Inovação (PCI) em busca de subsídios. Também integram a Comissão os vereadores Chico Guerra/ PRB, Edio Elói Frizzo/ PSB, Flávio Cassina/ PTB, Adiló Didomenico/ PTB.

17/05/2018 - 11:55
Gabinete do vereador