Voltar para a tela anterior.

Legislativo divulga audiência sobre situação financeira dos hospitais junto ao Parlamento Regional

Encontro será realizado em 15 de junho, no plenário da Câmara de Caxias do Sul


O Legislativo caxiense se fez presente na quarta reunião do Parlamento Regional de 2018. Nesta quarta-feira (16/05), o encontro aconteceu na Câmara Municipal de Nova Prata e reuniu representantes de nove cidades da Região Metropolitana da Serra. O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), vereador Renato Oliveira/PCdoB participou do ato.

Na oportunidade, Renato Oliveira convidou os presidentes dos demais Legislativos para a audiência pública "Situação financeira e assistência dos municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde". O evento, promovido pelo Legislativo Caxiense e pelo Parlamento Regional, será realizado no dia 15 de junho, às 13h, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

A intenção da audiência será reunir vereadores, prefeitos e secretários municipais de Saúde dos 49 municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde para discutir e sensibilizar os gestores acerca da necessidade do financiamento coletivo do custeio dos hospitais Pompéia e Geral. Antes da audiência, a partir das 10h, os presidentes das Câmaras estarão no prédio Legislativo caxiense para o encontro mensal do Parlamento Regional.

De acordo com o vereador Renato Oliveira/PCdoB, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o encontro também serviu para colher sugestões acerca da programação da audiência pública. “Entregamos o material de divulgação e falamos sobre os convidados. Assim, pudemos pensar coletivamente e bater o martelo na programação”, completou.

Serão convidados para a audiência pública os hospitais das cidades da 5ª Coordenadoria, a Secretaria Estadual da Saúde, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, além do Ministério da Saúde. Durante a reunião desta quarta-feira, o vereador caxiense entregou convites nominais aos presidentes dos Legislativos que estavam presentes. Os demais ofícios serão encaminhados como correspondência, pelos Correios.

A servidora da Escola do Legislativo, Edivânia Ramos, que acompanhou Oliveira, propôs a realização de uma formação coletiva, com servidores de diversas Câmaras da região, com temática voltada ao webjornalismo. O curso é ministrado gratuitamente pelo Senado Federal, mas precisa de uma sede base. A iniciativa recebeu apoio do Parlamento Regional e o Legislativo caxiense será o responsável por intermediar a realização da capacitação, que deve acontecer entre os meses de julho e agosto.

Durante o encontro desta quarta, o superintendente da Regional Nordeste da Corsan, Felipe Agostinho Caimi e os responsáveis pelo abastecimento de água e coleta de esgoto nas regiões de Antônio Prado, Nova Prata, Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha. Na oportunidade, eles expuseram a situação atual e as melhorias implantadas e em fase de conclusão para a distribuição de um serviço de melhor qualidade. Nas reuniões anteriores, diversos parlamentares falaram sobre as dificuldades com o abastecimento, sobretudo aos finais de semana, quando há falta de água em diversos locais.

16/05/2018 - 18:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo