Escola do Legislativo promove painel de debate sobre migrações em parceria com a UCS

A atividade contou com a participação de estudantes, senegaleses e comunidade da região

A Escola do Legislativo caxiense promoveu, na noite desta segunda-feira (14/05), em parceira com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o painel de debate “Migrações Recentes: limites e desafios”. A atividade foi realizada no auditório do Bloco E da UCS, e reuniu acadêmicos dos cursos de história e administração, docentes, migrantes senegaleses e comunidade da região.

As boas-vindas foram dadas pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo diretor da Escola do Legislativo, vereador Edson da Rosa/PMDB. Na sequência, os professores Ramon Victor Tisott, Vânia Beatriz Merlotti Herédia, Aline Passuelo de Oliveira, juntamente com o advogado de migrações do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Adriano Pistorello, discorreram sobre o tema. Logo depois, os representantes da comunidade senegalesa de Caxias do Sul, Mamadu e Demba, falaram sobre a vida de migrante no município.

O vereador Edson da Rosa destacou a importância do tema. “A vinda dos migrantes haitianos e senegaleses a Caxias do Sul, a partir de 2010, deu visibilidade aos negros, até então invisíveis na cidade. Precisamos criar políticas públicas adequadas, capazes de atender as necessidades e demandas dessa população que muito tem a contribuir com o nosso país". O parlamentar agradeceu à UCS por oportunizar o debate que.

Além dos integrantes da Escola do Legislativo, a organização do evento contou com a participação das professoras Simone de Oliveira, Maria Gorete do Amaral Gedoz e Aline Passuelo de Oliveira.

(Texto: jornalista Andressa Boff/gabinete do vereador Edson da Rosa/PMDB)

15/05/2018 - 11:35

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - Mtb 11.369