Voltar para a tela anterior.

Semana da Comunicação do Legislativo debate os desafios do mercado

Professores, sindicalistas e lideranças do setor participaram de painel, na noite desta quarta-feira


A terceira noite da 1ª Semana da Comunicação do Legislativo caxiense foi pautada pelo painel “O mercado da comunicação e os seus desafios”. Nesta quarta-feira (09/05), mais de 20 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da imprensa, participaram de um momento de debate e troca de experiências com o professor da PUCRS e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schröder, e com o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão do RS Antônio Caverna Peres. O diretor do Sindicato dos Jornalistas do RS, Roberto Carlos Dias, e o vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) – Seccional Serra Gaúcha, Ricardo Dini, também fizeram parte da discussão.

Mediado pelo jornalista e servidor da Câmara, Fábio Rausch, o painel abordou temas com relação aos diversos nichos de mercado. Ao iniciar o debate, Dini destacou a necessidade da busca pela compreensão das novas plataformas. Antônio Caverna relembrou aspectos históricos da profissão do radialista e da falta de unidade, nas lutas dos profissionais da Comunicação.

O ex-presidente da Fenaj e professor da PUCRS, Celso Augusto Schröder, trouxe à tona as lutas desde a década de 80, todo o processo político e também levantou a problemática das chamadas fake news. Para ele, as notícias falsas não fazem parte tão somente da política partidária, mas, inclusive, do cotidiano dos cidadãos. “Isso atrapalha o jornalismo. De fato, só é capaz de fazer jornalismo aquele que se especializou e foi diplomado para isso”, salientou.

Em seguida, o diretor do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Roberto Carlos Dias, apontou para um adormecimento na militância dos comunicadores. Sustentou não haver, nos bancos acadêmicos, quem queria dar prosseguimento ao trabalho de valorização da categoria.

A conclusão do debate deixou claro que ainda é possível fazer comunicação, desde que ela seja colaborativa e não trate da concorrência como algo principal, mas, sim, da reconstrução do papel social do jornalista e dos comunicadores. Foi unânime, nos discursos dos painelistas, a necessidade de se pensar a comunicação como algo que não é novo, mas que precisa ser feita de um novo jeito, usando as novas plataformas e mídias sociais.

Nesta quinta-feira, 10 de maio, às 19h, acontece o painel “A informação como indutora de entretenimento, animação e cultura”, com a presença de docentes da UCS, FSG, do Centro Universitário UniFtec e do ator, dublador e locutor, Luiz Motta. A mediação será do jornalista Tales Armiliato. Todas as atividades terão entrada franca e os eventos são abertos à comunidade.

Com o tema “Por uma comunidade conectada: quais os caminhos?”, as palestras, os bate-papos e painéis seguem até quinta-feira. Podem ser acompanhados ao vivo, pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais (página da Câmara Municipal de Caxias do Sul no Facebook e canal da TV Câmara no Youtube). A Câmara está localizada à Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição. É possível conferir a programação completa da 1ª Semana da Comunicação, no link: https://bit.ly/2HAlRIQ.

A lei 7.891/2014 instituiu a Semana Municipal da Comunicação, a ser realizada na segunda semana do mês de maio, a partir da iniciativa do ex-vereador Jaison Barbosa. A realização é do Legislativo caxiense, com o apoio da União das Associações de Bairros (UAB).

10/05/2018 - 17:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo