Professores querem equilíbrio entre teoria e prática no ensino em sala de aula

Às 19h de hoje, a Semana da Comunicação do Legislativo discutirá o mercado e os seus desafios

O equilíbrio entre teoria e prática, no ensino de sala em aula, foi coro unânime na mesa sobre formação acadêmica da 1ª Semana da Comunicação da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (08/05), na sala das comissões da Casa. Cinquenta pessoas prestigiaram o bate-papo com a mediação da jornalista Vania Marta Espeiorin. Hoje, a partir das 19h, no mesmo local, acontece o painel “O mercado da comunicação e seus desafios”, mediado pelo jornalista Fábio Rausch. Entre os convidados desta quarta-feira, está o ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Celso Augusto Schröder.

Coordenador de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Marcell Bocchese salientou ser necessário mapear conceitos e atualizar os alunos em relação às práticas do cotidiano. Para ele, toda discussão prática ou teórica precisa estar alinhada com a ética jornalística.

A professora Bruna Teixeira da Silveira, que coordena Relações Públicas no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), atentou para um fator cognitivo atual: “hoje, um estudante já nasceu com smartphone nas mãos, enquanto que nós éramos repositórios de autores, que nos diziam como fazer”. Ela se mostrou preocupada que o jovem aprenda a refletir. “Na comunicação organizacional, o foco é a humanização diante de um mundo naturalmente egoísta”, salientou.

Para Marcelo Wasserman, que leciona Publicidade e Propaganda na UCS, o campo é reconhecido por ser mais sedutor, a partir da prática. “Muitos profissionais bem-sucedidos não passaram pela academia. Só que, mesmo esses, perdem em capacidade crítica e reflexiva”, sustentou. O docente lamentou o fato de, geralmente, o mercado priorizar uma visão tecnicista do profissional, com pouca margem ao pensamento crítico.

O fechamento das discussões teve o coordenador de Jornalismo da FSG, Felipe Gue Martini. Defendeu que um aluno percebesse a ação transformadora de se tomar consciência da teoria por trás da ação. Na ótica dele, teoria e prática sempre andam juntas.

Com o tema “Por uma comunidade conectada: quais os caminhos?”, as palestras, os bate-papos e painéis seguem até quinta-feira. Podem ser acompanhados ao vivo, pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais (página da Câmara Municipal de Caxias do Sul no Facebook e canal da TV Câmara no Youtube). A Câmara está localizada à Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição. É possível conferir a programação completa da 1ª Semana da Comunicação, no link: https://bit.ly/2HAlRIQ.

A lei 7.891/2014 institui a Semana Municipal da Comunicação, a ser realizada na segunda semana do mês de maio, a partir da iniciativa do ex-vereador Jaison Barbosa. A realização é do Legislativo caxiense, com o apoio da União das Associações de Bairros (UAB).

09/05/2018 - 15:29

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707