Voltar para a tela anterior.

Escola de Fazenda Souza participa do Programa de Visitas Guiadas do Legislativo

Alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos, puderam se inserir e conhecer um pouco mais sobre o universo político


Quarenta e oito estudantes do 7° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo estiveram presentes na manhã desta terça-feira ( 24/04 ), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Através do Programa Visitas Guiadas, conheceram a estrutura e o funcionamento da Casa Legislativa.

Durante o passeio, os alunos participaram de um trecho da sessão ordinária, tendo a presença no plenário destacada pela vereadora Gladis Frizzo/PMDB. Após, estiveram no Centro de Memória, onde assistiram a vídeos e explicações sobre o papel do poder Legislativo. Na sequência, tiveram a oportunidade de passear pelos setores, conversar com o presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi/PSB, e tirar dúvidas com os servidores sobre o trabalho realizado na Casa.

Os alunos vieram acompanhados dos professores Margarete Padilha, Fernando Menegat e da diretora da instituição, Isamara Monteiro. Para Menegat, que leciona a disciplina de História na João Schiavo, os estudantes precisam conhecer a história da Câmara Municipal e aprender sobre as diferenças que existem entre os poderes Legislativo e Executivo. "É necessário conhecer e diferenciar os dois poderes. A participação política é importante para eles entenderem quando os pais falam sobre votos, principalmente agora que se aproximam as eleições para cargos estaduais e federais", contextualiza o docente.

A escola, localizada no distrito de Fazenda Souza, possui 63 funcionários e 19 salas de aula. O ensino ofertado contempla desde a pré-escola de meio período até o 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), acessibilidade a portadores de deficiência, atendimento educacional especializado (AEE), banda escolar, quadra de esportes, biblioteca e laboratório de informática.

A intenção do Programa Visitas Guiadas é a de incentivar o aprendizado da comunidade, em especial dos estudantes, criando novas experiências e inserindo os jovens no contexto do ambiente político. As escolas e os grupos interessados em participar devem fazer o agendamento pelo telefone (54) 3066.3972 ou pelo e-mail rp@camaracaxias.rs.gov.br. (Texto: Jorge Rafael Teixeira Soares)

24/04/2018 - 12:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a):

Ir para o topo