Voltar para a tela anterior.

Proliferação de pombos na Praça Dante preocupa alguns líderes

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20/04) o vereador Adiló Didomenico abordou o assunto


A proliferação de pombos principalmente na Praça Dante Alighieri tem preocupado o vereador Adiló Didomenico/PTB, que foi um dos líderes a abordar o assunto na plenária caxiense da última quinta-feira (20/04) e informou que uma pessoa morreu de criptococose – que é uma doença provocada por fungos que vivem no solo, em frutas secas e cereais e nas árvores; e isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos.

No entendimento de Adiló, seria preciso encontrar um local ambientalmente adequado para que os pombos pudessem viver com tranquilidade e não gerar risco à saúde humana. Na mesma linha, se posicionou o vereador Arlindo Bandeira/PP.

Para o parlamentar Rafael Bueno/PDT, a questão dos pombos demanda uma discussão sobre saúde pública. A vereadora Paula Ioris/PSDB lembrou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente teria apresentado dados ligados à necessidade de controle desses animais.

O parlamentar Felipe Gremelmaier/PMDB mencionou, entretanto, que, em outros países, como a Colômbia, os pombos acabam compondo um cenário de atração turística. Na ótica do vereador Edio Elói Frizzo/PSB, é preciso uma análise mais racional em torno do assunto, tendo em vista que ocorre uma superpopulação de pombos na cidade.

O vereador Renato Nunes/PR ressalta que há pombas em todo o mundo e que é para deixá-las quietas para conviverem a seu modo. Comentou que são consideradas símbolos da paz. Outro assunto ressaltado pelo republicano em declaração de líder foi a mudança na lei, tornando mais severa a pena a quem dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas e se envolver em acidentes de trânsito com vítimas fatais. O vereador se colocou favorável a essa decisão.

Já o peemedebista Paulo Périco, em declaração de líder, criticou a prefeitura de Caxias do Sul, mais pontualmente a Secretaria Municipal de Turismo, por causa da falta de divulgação e de um site que possa ser atrativo e, ao mesmo tempo, fornecer informações aos turistas.

20/04/2018 - 14:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo