Voltar para a tela anterior.

“A gastronomia é nosso cartão de visita”, diz Toigo ao propor semana temática

O parlamentar protocolou proposta que busca valorizar os profissionais do setor e estimular o turismo


Valorizar a culinária e contribuir para ampliar os horizontes do turismo na cidade são alguns dos propósitos que o vereador Gustavo Toigo/PDT apresentou, na plenária desta quarta-feira (18/04), ao defender a criação da Semana Municipal da Gastronomia em Caxias do Sul. “A gastronomia é nosso cartão de visita e Caxias já está merecendo uma semana municipal (sobre esse tema), para ajudarmos a incrementar a economia e atrair turistas”, argumentou o parlamentar, que foi à tribuna vestido de chef, em homenagem aos profissionais do setor e também porque tem apreço por cozinhar.

O pedetista sugere a comemoração anual, na terceira semana de outubro, abraçando o dia 16 do referido mês, pois é a data mundial da alimentação. No documento, Toigo lista os objetivos da proposição no sentido de reforçar a vocação gastronômica de Caxias do Sul. Entre os quais: gerar emprego e renda, incentivar o turismo e o empreendedorismo local, reconhecer o trabalho dos empreendedores e dos profissionais que atuam no segmento e incentivar a promoção da cultura.

Segundo o vereador, a ideia foi elaborada com auxílio do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH) e procura também dar destaque tanto à comida típica quanto às diversas outras opções que têm movido o circuito culinário local. “Temos o churrasco gaúcho, a comida dos tropeiros e empreendedores investindo em comida típica de outras nações, como a oriental”, exemplificou o parlamentar, pedindo apoio dos colegas quando a matéria chegar à ordem do dia.

De acordo com Toigo, caso vier a ser implementada, a Semana Municipal da Gastronomia poderá ser espaço de divulgação dos vários eventos públicos, comunitários e de Interior, como a Festa do Agricultor e a Horti Serra. Durante a sessão, o pedetista também exibiu um vídeo de um festival gastronômico que ocorre em Santarém (Portugal).

 

 

18/04/2018 - 10:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo