Voltar para a tela anterior.

Padre Gilnei Fronza receberá o título de Cidadão Caxiense nesta quarta

Sessão Solene será realizada a partir das 19h, na Câmara Municipal


O padre Gilnei Fronza receberá o título de Cidadão Caxiense, nesta quarta-feira (18/04), às 19h, no plenário da Câmara Municipal. A concessão da honraria foi sugerida por meio do projeto de decreto legislativo (PDL) 4/2018, aprovado por unanimidade, na plenária do dia 03 de abril. Gilnei nasceu em Bento Gonçalves, em 13 de fevereiro de 1963. Filho do caldeirista Avelino Fronza e da dona de casa Gemma Piva Fronza, ele ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida aos 14 anos. Mais tarde, formou-se em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Foi ordenado sacerdote em 15 de janeiro de 1989, em cerimônia na sua cidade natal, Bento Gonçalves. Em Caxias, passou a se destacar por defender os direitos humanos e engajar-se na luta contra a violência, e também atuou nas paróquias locais. No município, seus trabalhos de maior de destaque foram de pároco nas comunidades dos bairros Sagrada Família, Santa Catarina e São José, no Desvio Rizzo. Desde 2013, Fronza é reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS. Ele coordena, entre outros projetos naquela comunidade, a Romaria de Caravaggio, um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil.

O PDL 4/2018, que concede a honraria ao padre é teve como propositora principal, a vereadora Gládis Frizzo/PMDB. Os vereadores Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Paulo Périco/PMDB e Renato Oliveira/PCdoB também assinaram a proposição.

17/04/2018 - 17:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo