Voltar para a tela anterior.

Servidores da Câmara recebem dicas sobre a separação do lixo

Palestra da Codeca orientou acerca da correta destinação de resíduos


Dentro da campanha de conscientização sobre hábitos saudáveis, em andamento na Câmara Municipal, os servidores da Casa receberam, na tarde desta quinta-feira (14), instruções quanto à correta separação do lixo. As orientações foram feitas por Tiago Tessari, responsável pela educação e conscientização ambiental da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

Além de esclarecimentos sobre a classificação correta dos resíduos, orgânicos e seletivos (metal, papel, plástico e vidro), o palestrante expôs o trabalho realizado pela Codeca, no que se refere à coleta, separação e destinação do lixo. Em Caxias do Sul, diariamente, são recolhidas 340 toneladas de lixo orgânico e 70 toneladas de seletivo.

De acordo com Tessari, o destino desses resíduos é a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, que entrou em operação em abril deste ano. O novo aterro sanitário prevê a geração de energias alternativas a partir dos gases gerados pela decomposição do lixo orgânico. Trezentos e cinquenta pessoas atuam na reciclagem, por meio da Associação dos Recicladores.

O palestrante também esclareceu dúvidas sobre como seria o descarte do óleo de cozinha, que deve ser armazenado em garrafa PET e depositado no contêiner do lixo seletivo. Entre outubro de 2007 e maio de 2010, a central coletou 58.056 litros desse óleo.

14/10/2010 - 17:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo