Voltar para a tela anterior.

Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos é destaque de Cassina na tribuna

A data é lembrada em 12 de abril e foi instituída em 2014


O vereador Flávio Cassina/PTB ressaltou o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12/04). A data foi instituída em 2014, a partir da lei 7.782, de autoria do próprio parlamentar. O petebista explicou no que consiste um transplante, além de salientar que quem deseja ser doador precisa comunicar a família, a qual cabe assinar um termo de consentimento na doação. “Antigamente, doação se falava só de coração e córnea, mas, hoje, está muito mais amplo em razão da técnica evoluída”, destacou. No caso do rim, medula óssea, pâncreas, fígado e pulmão, existe a possibilidade de que se realize o transplante com o doador vivo, sendo que a legislação brasileira permite a doação desses órgãos, entre parentes até o quarto grau. “É uma solidariedade humana que não tem preço”, reforçou Cassina.

O parlamentar apontou que a falta de conhecimento interfere na decisão de ser um doador ou não. Ele explicou que uma das dúvidas é se, após a doação, o corpo fica deformado. Conforme o vereador, a cirurgia é realizada com todos os cuidados da reconstituição.

O parlamentar Gustavo Toigo/PDT saudou Cassina pela apresentação e lembrou que, como prefeito em exercício na época, ele teve a oportunidade de sancionar a referida legislação. “Cerca de 90% dos transplantes são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, sendo que 80% dos procedimentos foram realizados com sucesso”, informou Cassina.

Quem também se pronunciou, em aparte, foi o vereador Adiló Didomenico/PTB. Ele reforçou sobre a importância da vontade do doador ser comunicada à família. “A doação é um gesto de amor. Por meio da doação, podemos reconhecer que tivemos uma vida sadia”, externou a vereadora Gladis Frizzo/PMDB, que cumprimentou Cassina pela sensibilidade do projeto.

12/04/2018 - 15:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo