Voltar para a tela anterior.

Plenário quer obter informações sobre a Secretaria Municipal da Saúde

As perguntas são referentes ao CES e às UBSs, foram listadas pelo vereador Rafael Bueno/PDT e receberam o aval dos parlamentares presentes na sessão desta quinta-feira (05/04)


Os parlamentares caxienses, por unanimidade, querem obter informações acerca do Centro Especializado de Saúde (CES) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O requerimento 34/2018, direcionado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e assinado pelo vereador Rafael Bueno/PDT, contou com a aceitação de todos os vereadores presentes na sessão ordinária desta quinta-feira (05/04).

Entre os itens listados no documento, indagações sobre a quantidade de pessoas na lista de espera para procedimento cirúrgico em todas especialidades médicas e de pacientes que aguardam consulta com médico especialista no CES e no Ambulatório Central da Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Ano passado, fiz esse pedido de informações e tinham 3 mil pessoas na fila aguardando por cirurgia e consultas especializadas. Agora, ficamos sabendo que já são 6 mil pessoas. Isso é muito preocupante”, avalia o vereador, cobrando ações da prefeitura nessa área.

Bueno também quer saber do município o motivo e o impacto do horário estendido no CES e por que as UBSs permanecem fechando às 16h30min.

Outro questionamento é a respeito das aposentadorias de servidores médicos, exonerações e pedidos de exonerações desde janeiro de 2017. O Legislativo ainda pede a quantidade de médico especialista disponível e a que deve ser suprida via concurso ou outra forma de ingresso para atendimento à população, além do relatório de médicos por especialidade custeados por recibo de pagamento autônomo desde o início de 2017 até hoje.

A abertura da UBS dos bairros Cristo Redentor, São Vicente e Reolon também é motivo de indagação. O pedetista quer saber quando vai ocorrer e se há previsão/destinação de servidores, mobiliário e equipamentos para os três espaços. Pontualmente em relação à UBS do bairro Cristo Redentor, o parlamentar disse que o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT (2013-2016) a entregou praticamente pronta. Nesse sentido, o pedetista quer saber também se, quando entrar em funcionamento, haverá alguma modificação na UBS do Cristo Operário, como eventual encerramento das atividades.

Bueno contou que, no começo de 2017, o então secretário municipal da Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho, havia dito que a UBS Cristo Redentor começaria a funcionar até 1º de junho daquele ano, porém, até hoje ela se encontra fechada. “Fui ontem medir e o mato (próximo ao prédio) está em um metro e 68 (centímetros). Não quero crer que o prefeito (Daniel Guerra/PRB) não inaugurou ainda a UBS do Cristo Redentor porque eu sou vereador e moro naquela região. Quem está perdendo são as pessoas, principalmente as idosas”, lamentou o pedetista, que também reclamou de uma possível desativação do Programa Respirando Bem.  

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 34/2018

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não Votou

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Não Votou

PAULA IORIS PSDB Não Votou

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

05/04/2018 - 13:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo