Voltar para a tela anterior.

Frizzo lança o livro Ernesto Bernardi: A história de um comunista na Feira do Livro de Caxias do Sul

Obra rememora trajetória do militante político e fundador do PCB do município


A biografia do fundador do Partido Comunista (PCB) em Caxias do Sul, em 1943, Ernesto Bernardi, é o assunto do livro Ernesto Bernardi: A história de um comunista (editora UCS), assinado pelo vereador e historiador Elói Frizzo/PSB. Na próxima terça-feira (12/10), às 17h, no Café Cultural - Praça Dante Alighieri, na Feira do Livro de Caxias do Sul, ele autografará a obra. O trabalho resulta de dois anos de pesquisa para uma especialização em História Regional, na Universidade de Caxias do Sul. Nas páginas, o autor reflete facetas da ideologia marxista, tendo como referencial teórico o dirigente socialista italiano Antonio Gramsci.

O escritor preocupa-se em esclarecer algumas questões da atuação da dita Esquerda no Rio Grande do Sul, a partir do contexto político-partidário de Caxias do Sul. Lembra que, à exaustão, nos períodos anteriores e posteriores ao Regime Militar (1964-1985), a historiografia mais genérica costuma ligar movimentos com essa vinculação à figura do ex-governador gaúcho Leonel de Moura Brizola.

Sem desconsiderar a contribuição política do líder trabalhista, o historiador propõe-se a revisar a atuação de Bernardi, como forma de pontuar ações de matiz comunista e, a seu ver, mais identificadas com o conceito de intelectual orgânico de esquerda. Valendo-se das orientações de Gramsci, Frizzo procura demonstrar como o personagem conseguiu assumir-se na condição de ideólogo visceral, apesar da formação correspondente ao atual Nível Médio.

O texto segue a cronologia da vida de Bernardi (1904-1987) e retoma as primeiras inserções do biografado na política. Nos anos 1920, ele já participava do extinto Partido Libertador. Segundo Frizzo, é a partir da década de 1930 que Bernardi se vincula ao ideário marxista, sob forte influência da antiga União Soviética (1922-1991) e dos textos e discursos do histórico comunista porto-alegrense Luís Carlos Prestes.

O historiador conta que, em Caxias, no período final do Estado Novo (1937-1945), de Getúlio Vargas, já havia movimentações de comunistas vinculados a sindicatos. Na sequência, líderes sindicais passam a disputar eleições no município. Entre 1967 e 1970, Bernardi atuou como vereador suplente da Câmara Municipal de Caxias, pela Aliança Republicana Socialista.

Frizzo ressalta que, como parlamentar, o personagem atuou, sobretudo, na organização das associações de bairro e na defesa dos interesses dos trabalhadores, até por ter sido dirigente de sindicato do setor alimentício. Chegaria, ainda, a dirigir e editar o jornal A Voz do Povo, de orientação comunista.

O vereador salienta, ainda, figuras públicas como Bruno Segalla, Henrique Ordovás Filho, Nadir Rossetti (ex-vereador que dá nome ao Plenário da Câmara) e Percy Vargas de Abreu e Lima. Diz que, mais adiante, pretende pesquisar sobre a história do PCB em Caxias.

08/10/2010 - 20:46
Gabinete do vereador Elói Frizzo
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo