Voltar para a tela anterior.

Vereadores discutem anúncio de Tarso Genro sobre os pedágios do Estado

De acordo com o governador eleito, será fechada a praça situada entre Caxias do Sul e Farroupilha


A extinção do atual modelo das praças de pedágios, anunciada ontem, pelo governador do Estado eleito, Tarso Genro/PT, ganhou ênfase entre os vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (07). Em uma entrevista promovida pelo Grupo RBS, Tarso reafirmou promessa de campanha, de mudar o modelo de pedágio adotado pelo estado a partir de 2013, ano no qual se encerrarão os contratos com as empresas concessionárias. Na mesma entrevista, o futuro governador também anunciou o fechamento da praça de pedágio entre Caxias do Sul e Farroupilha.

Primeiro a se manifestar, o vereador Elói Frizzo/PSB mostrou-se satisfeito com o anúncio. Para ele, o pedágio de Farroupilha atrapalha as relações entre cidades da Serra. Citou Bento Gonçalves, Caxias, Farroupilha e Garibaldi. Atentou que, ano passado, a governadora Yeda Crusius/PSDB tentou aprovar, junto à Assembleia Legislativa, projeto prevendo a prorrogação dos atuais contratos de pedágio.

Cautelosa, a vereadora Geni Peteffi/PMDB argumentou que é preciso aguardar o início do próximo governo estadual. Disse sentir receio de que, na sequência, a promessa não se concretize. Na mesma linha, Ari Dallegrave/PMDB afirmou que, independentemente das declarações do governador eleito, os contratos já estavam previstos para se encerrarem em 2013. A seu ver, a principal questão está a cargo da Assembleia Legislativa, que, naquele ano, deverá votar pela renovação, extinção ou troca de modelo de pedágio.

Vinicius Ribeiro/PDT alertou não ter observado, nas manifestações de Tarso, a definição de prazos ou meios para a extinção da praça de Farroupilha. Avaliou, ainda, que Caxias já foi bastante prejudicada, devido à autorização de outros postos de cobrança, junto às cidades de Antônio Prado, São Marcos, Vila Cristina e Gramado, que cercam o município. Não é o governador quem decide diretamente sobre as praças, e sim a Assembleia, que aprova ou não a renovação delas, definiu.

Por outro lado, Marcos Daneluz/PT destacou o fato de Tarso reiterar o compromisso após o término das eleições. Ana Corso/PT complementou que a praça de Farroupilha pode ser considerada ilegal, pois não constava no edital que, em 1996, autorizou as praças de pedágios no Estado.

Enquanto isso, Mauro Pereira/PMDB garantiu que apoiará o governador petista, na retirada do posto de Farroupilha. Criticou, também, a atuação do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade.

07/10/2010 - 19:44
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo