Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa solicita audiência pública para examinar resíduos da construção civil

Vereadora cobra da prefeitura regularização de aterros e adequada triagem do lixo


A regularização de aterros e a adequada triagem dos resíduos da construção civil, em Caxias do Sul, foi defendida pela vereadora Denise Pessôa. Na sessão desta quinta-feira (07), ela alertou que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente não tem recebido pedidos de licença de empresas que se responsabilizem pelo descarte do lixo oriundo daquele setor. Segundo a parlamentar, embora uma empresa da cidade tenha central de triagem, nenhuma trabalha com aterro licenciado.

Diante do quadro, junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, da qual é membro, solicitou audiência pública para discutir o assunto. O presidente da comissão, Renato Oliveira/PCdoB, está analisando a proposta.

Denise comentou que a legislação vigente prevê que todos os resíduos resultantes da construção civil sejam administrados por central de triagem, com aterro específico para descarte. Acontece que esse processo tem ocorrido de forma irregular, já que não há aterros licenciados em Caxias, para o lixo do setor, explicou a vereadora. Acrescentou que, em São Luiz da Sexta Légua, interior do município, há resíduos do gênero descartados sobre um córrego.

Junto à Secretaria do Meio Ambiente, a parlamentar disse ter verificado que esse lixo responde por 50% de todos os resíduos da cidade. Destacou que a lei que trata do tema define as empresas construtoras como as responsáveis pelo material descartado em obras.

07/10/2010 - 19:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo