Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia o Hospital Geral com o Prêmio Caxias do Sul

A solenidade de entrega aconteceu no auditório da instituição, em comemoração aos 20 anos


O Hospital Geral (HG), mantido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), foi homenageado, na tarde desta segunda-feira (19/03), com o Prêmio Caxias do Sul. O Legislativo caxiense concedeu a distinção à instituição, no dia em que ela comemora 20 anos de criação. A honraria foi proposta pela Mesa Diretora e deliberada por meio da Resolução de Mesa 897/A, de 1º de março deste ano.

A solenidade foi realizada no auditório da instituição e reuniu colaboradores, gestores, representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e diversas autoridades. O ato foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alberto Meneguzzi. Os vereadores Adiló Didomenico, Edson da Rosa, Flavio Cassina, Gustavo Toigo, Kiko Girardi, Paula Ioris, Paulo Perico, Renato Oliveira e Velocino Uez também acompanharam a homenagem.

Na oportunidade, Flavio Cassina falou à comunidade em nome do Legislativo. Ele recordou a construção, iniciada pelo ex-governador Pedro Simon e a inauguração, em 19 de março de 1997, pelo então governador gaúcho, Antônio Britto. Ao se referir às duas décadas de atuação, o vereador enalteceu a humanização do atendimento prestado. “É notório o cuidado para com a vida e, também, excepcional o tratamento oncológico, de hemodiálise e demais procedimentos realizados”, sublinhou.

O parlamentar ainda comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com relação à suplementação dos planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS). Elogiou a posição do Judiciário, que foi unânime, prevendo que os beneficiários do sistema privado tivessem seu tratamento custeado pelas operadoras, quando eles fosseem atendidos pela rede pública. Cassina explicou que a medida será implantada a partir de um cruzamento de dados, feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “O HG é de todos nós, e a Câmara é parceira no debate e na construção de ações que venham a contribuir com a vida financeira do hospital”, observou.

A entrega do Prêmio Caxias do Sul foi realizada por todos os vereadores aos gestores do HG. Logo, em seguida, o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, salientou que o momento é de celebração pelas duas décadas a serviço da comunidade. Citou o déficit econômico-financeiro do HG e a busca incessante, tanto da instituição, quanto da mantenedora, a Fucs, por recursos ao custeio da estrutura. “Nós primamos pela qualidade e atendemos a todos com dignidade. Sabemos que o SUS tem as suas deficiências, mas nós queremos continuar atendendo 100% a saúde pública. É um compromisso”, complementou.

Atualmente, o HG possui, aproximadamente, 1.000 colaboradores. Outros 678 estudantes de diversos cursos de graduação da UCS atuam nas dependências da instituição. Desde 2005, é certificado como hospital de ensino da universidade. Em pronunciamento, o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, agradeceu o empenho de todos, na busca da excelência e acreditação hospitalar. Destacou também a humanização com que atendem os profissionais que ali trabalham.

19/03/2018 - 17:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo