Voltar para a tela anterior.

Vereadores comemoram os resultados das eleições para Caxias do Sul

No último pleito, o município elegeu dois deputados federais e três estaduais


A eleição de dois deputados federais e três estaduais, por Caxias do Sul, motivou comemorações entre os vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (05). A maior parte dos cumprimentos foi direcionada ao vereador Assis Melo/PCdoB, único eleito entre os quatro parlamentares da Casa que concorreram nas eleições do último domingo.

Com 47.141 votos, pela coligação PR/PSB/PCdoB, Assis elegeu-se deputado federal. Desde a tribuna, ele agradeceu aos colegas pelas manifestações e disse que, em Brasília, a partir de fevereiro de 2011, continuará pautando a sua atuação em prol da categoria dos trabalhadores. Também presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, o comunista parabenizou sua correligionária Manuela D'Ávila, reeleita para a Câmara Federal, sendo a deputada mais votada da história do Rio Grande do Sul, com 482.590 votos. Na sequência, o vereador Renato Oliveira/PCdoB disse sentir orgulho pela vitória de Assis.

Segundo o vereador Marcos Daneluz/PT, 4ª suplente do seu partido na Assembleia Legislativa, com 23.710 votos, ao lançar dois candidatos a deputado estadual por Caxias, a sigla encontrou forma democrática para a militância partidária. Ao término do pleito, a deputada Marisa Formolo/PT reelegeu-se com 43.860 votos.

Para Vinicius Ribeiro/PDT, 3º suplente da coligação PDT/PTN na Assembleia, com 29.041 votos, o eleitor posicionou-se de maneira mais reservada, permitindo que o debate com os candidatos refletisse diálogos entre cidadãos. Acrescentou que os dois senadores eleitos, Ana Amélia Lemos/PP e Paulo Paim/PT, de alguma forma, defenderão os interesses de Caxias do Sul.

Geni Peteffi/PMDB destacou o fato de os caxienses terem priorizado os votos para candidatos conterrâneos. Gustavo Toigo/PDT salientou que o ato contribuiu para aumentar a representatividade do município no Legislativo Federal e Estadual.

Elói Frizzo/PSB cumprimentou o colega Mauro Pereira/PMDB pelos 35.658 votos que obteve para deputado federal, na coligação PMDB/PSDC. A quantia pode colocá-lo na 3ª suplência do partido, na Câmara Federal. Frizzo lembrou as dificuldades de Mauro, por conta do indeferimento de sua candidatura. Comentou, ainda, que o resultado da eleição para governador, vencida por Tarso Genro/PT, significa a demarcação de desenvolvimento da democracia, pela alternância no poder estadual.

Ari Dallegrave/PMDB lamentou, contudo, as mudanças legais do Supremo Tribunal Federal (STF), colocadas em prática a poucos dias da eleição. Na semana que antecedeu o pleito, o STF acatou recurso do Partido dos Trabalhadores, para que o eleitor pudesse votar mediante a apresentação de qualquer documento oficial com foto. A orientação anterior, do Tribunal Superior Eleitoral, determinava que o voto só seria permitido a partir daquele documento e do título de eleitor, o que motivou milhões de pessoas a requisitarem a emissão da segunda via do título.

Além de Assis, Caxias reelegeu o deputado federal Pepe Vargas/PT, com 120.707 votos. Para deputado estadual, a reeleita Marisa Formolo foi seguida pelo vice-prefeito do município, Alceu Barbosa Velho/PDT, com 43.120 votos, e pela primeira dama, Maria Helena Sartori/PMDB, com 38.958 votos.

05/10/2010 - 20:19
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo