Voltar para a tela anterior.

Revisão do Plano Diretor é pautada pelo vereador Elói Frizzo

O parlamentar entende que a proposta da Prefeitura é radical


Questões referentes à revisão do Plano Diretor foram pautadas pelo vereador Elói Frizzo/PSB, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15/03). Ele preside a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação do Legislativo caxiense, a qual, desde a semana passada, organiza reuniões públicas para discutir o tema com a comunidade.

O parlamentar destacou que os debates se iniciaram no último sábado, na União das Associações de Bairros (UAB), com a presença de, aproximadamente, cem líderes comunitários. Citou que, na noite de ontem, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), representantes patronais e de outras instituições do município apresentaram suas contribuições.

Para Frizzo, a revisão do Plano Diretor, encaminhada ano passado pelo poder Executivo, coloca a Casa perante um grande desafio, já que, em sua visão, as mudanças propostas são extremamente radicais. O socialista apresentou, em dois mapas, o zoneamento da cidade, com sugestão de significativa redução do perímetro urbano, nas chamadas zonas industriais, na divisa com Farroupilha e Flores da Cunha.

O limite territorial entre Caxias e Farroupilha preocupa o vereador, já que os dois municípios desenvolveram-se lado a lado e já não é mais possível diferenciar os territórios de ambos. “A partir do momento em que se faz um corte radical no perímetro urbano da cidade, principalmente na divisa com Farroupilha, se estabelece ali uma zona muito propícia para o desenvolvimento de loteamentos irregulares”, alertou.

No Plano Diretor que vigora atualmente, há quatro zonas residenciais (ZR). A revisão sugerida pelo poder Executivo prevê a criação de uma quinta ZR, e queda de índice do uso e da ocupação do solo, de 2,4% para 1,5%. “Qual o critério para reduzir o índice?”, questionou Frizzo, pontuando que não foi estudada a diminuição dos índices, em discussões que foram feitas durante os governos dos ex-prefeitos Gilberto Pepe Vargas (hoje, deputado federal) e José Ivo Sartori (hoje, governador do Estado).

Frizzo ponderou que, na revisão de 2007 do Plano Diretor, o índice construtivo foi alterado em três ruas do Bairro Petrópolis. O pedido foi da Universidade de Caxias do Sul (UCS), visando a atender os estudantes da instituição, os quais, antes, alugavam ou compravam apartamentos na área central. O vereador disse que esse tópico sumiu da revisão apresentada pela atual administração. Os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Gustavo Toigo/PDT e Ricardo Daneluz/PDT manifestaram-se em aparte ao colega.

15/03/2018 - 14:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo