Voltar para a tela anterior.

Lideranças se solidarizam com demandas dos agentes de saúde em plenária

No espaço de declaração de líderes, também foi destaque a revisão do Plano Diretor


Em declaração de liderança, na plenária desta quinta-feira (15/03), alguns vereadores caxienses se solidarizaram com a reivindicação dos agentes comunitários de saúde, que pedem à prefeitura o repasse de um incentivo financeiro destinado à categoria pelo governo federal. Entre os parlamentares que se manifestaram nesse sentido: Renato Oliveira/PCdoB, Gladis Frizzo/PMDB, Kiko Girardi/PSD, Rafael Bueno/PDT e Arlindo Bandeira/PP. Ainda no espaço de líderes, o parlamentar Adiló Didomenico/PTB discorreu a respeito do projeto de revisão do Plano Diretor e Paulo Périco/PMDB recordou da trajetória de seu pai, o ex-vereador Dino Périco, que morreu há um ano.

Oliveira considerou justo o pleito dos agentes de saúde e criticou a administração municipal. Segundo o vereador, a secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan, veio à Câmara e deu a entender que está tudo uma maravilha nessa área. Entretanto, conforme o parlamentar, não é o que se percebe, principalmente diante da intenção de terceirizar alguns serviços, como o Pronto Atendimento 24 Horas. “O que se vê é um desmonte total da saúde feito por esta administração”, frisou.

Vereadora Gladis comentou que as agentes de saúde já são pouco remuneradas (R$ 1.014/mês) e, por isso, deveriam já ter recebido o incentivo, que é uma espécie de 14º salário. Bandeira considera necessário o trabalho desses profissionais da saúde e lembrou que, em 2015, apresentou uma indicação à prefeitura, solicitando difícil acesso para os agentes que atuam no interior.  Já o parlamentar Kiko está preocupado com o atendimento médico na região do Jardim Eldorado, tendo em vista que um doutor de 20 anos de serviço público teria sido exonerado recentemente. Diante das queixas, o parlamentar Rafael Bueno/PDT solicitou um posicionamento do líder de governo na Casa, vereador Chico Guerra/PRB.

No caso do projeto sobre a revisão do Plano Diretor, de autoria do Executivo e que está em trâmite na Câmara, sendo atualmente analisado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), o vereador Adiló Didomenico o considerou “extremamente eletista” e lembrou que a tendência das cidades é a verticalização urbana. O parlamentar Paulo Périco/PMDB acrescentou a necessidade de o município adotar, concomitantemente à atualização do Plano Diretor, um pensamento estratégico no sentido de planejar para que lado a cidade deve crescer.

Périco aproveitou o espaço e lembrou de um ano de morte de seu pai, o ex-vereador (1977-1988) e ex-presidente da Câmara Dino Périco. Ressaltou o trabalho que Dino desempenhou na área social e em benefício das microempresas, destacando, à época, a coragem dos empreendedores. O parlamentar Flávio Cassina/PTB também mencionou o ingresso e a atuação de Dino na Câmara.

15/03/2018 - 13:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo