Felipe Gremelmaier aborda o impulso do turismo por meio do esporte

O vereador traçou um panorama de diferentes eventos que o Brasil sediou na última década

O impulso do turismo, no Brasil, a partir da realização de eventos esportivos, foi pautado pelo vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14/03). O parlamentar citou que o fomento à atividade econômica, por meio do desporto, iniciou-se em 2007, quando o Rio de Janeiro sediou os Jogos Pan-Americanos.

Gremelmaier traçou um panorama dos grandes eventos que o Brasil sediou na última década. Sobre a Copa das Confederações 2013, explanou que 14 cidades paulistas e 20 mineiras foram visitadas por turistas mesmo sem terem sido sedes do torneio. Mencionou que 70% dos turistas estrangeiros que acompanharam as competições tiveram suas expectativas superadas.

O peemedebista também repercutiu números da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O primeiro evento registrou recorde histórico de ingressos adquiridos por estrangeiros, que deixaram, durante junho daquele ano, US$ 797 milhões no Brasil (alta de 75,9% em relação aos US$ 453 milhões do mesmo período de 2013). Durante a Rio 2016, foram acolhidos 1,4 milhão de turistas brasileiros e estrangeiros, que ocuparam 94% dos leitos da rede hoteleira.

Para Gremelmaier, discussões e observações acerca do fomento ao turismo devem estar no centro dos debates deste ano eleitoral. Nesse sentido, ele projetou o futuro da matriz econômica, já que, em 2019, o Brasil sediará a Copa América, com a participação de seleções do continente e convidadas da Europa.

A respeito da realidade esportiva em Caxias do Sul, o vereador fez menção às competições de canoagem, futebol, futsal e voleibol internacionais, que foram realizadas na cidade, nos últimos anos. Destacou o potencial de marketing espontâneo para o município, a partir dos clubes de futebol, como a S.E.R. Caxias e o Esporte Clube Juventude. Ressaltou transmissões televisivas, em rede nacional, de jogos do Caxias do Sul Basquete, que disputa o Novo Basquete Brasil (NBB).

Em apartes ao colega, manifestaram-se Gustavo Toigo/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Paula Ioris/PSDB, Paulo Perico/PMDB e Edson da Rosa/PMDB. Toigo disse que os governos precisam ser os grandes indutores da atividade turística. Adiló reiterou a importância das competições esportivas que Caxias sediou nos últimos anos.

A vereadora Paula parabenizou Gremelmaier pelo tema. Perico afirmou que Porto Alegre será uma das sedes da Copa América 2019 e que virão muitos turistas argentinos, chilenos e uruguaios. Edson citou a Festa das Colheitas, que ocorre entre os dias 23 e 25 de março deste ano, e faz parte do calendário de eventos da Festa Nacional da Uva 2019.

14/03/2018 - 14:29

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707