CDUTH inicia discussão sobre o Plano Diretor caxiense

Primeira das cinco reuniões programadas aconteceu na sede da União das Associações de Bairros

A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Legislativo caxiense deu início, neste sábado (10/03), às discussões públicas sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). A primeira das cinco reuniões que estão programadas aconteceu na sede da União das Associações de Bairros (UAB) e reuniu quase 100 comunitaristas. A pauta integrou a Assembleia Geral da entidade, que acontece todos os meses.

Participaram do encontro os vereadores Elói Frizzo/PSB, presidente da CDUTH, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Gustavo Toigo/PDT e Paula Ioris/PSDB, que compõem o grupo. O presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi/PSB e o vereador Velocino Uez/PDT também acompanharam a reunião. Outros parlamentares foram representados por suas assessorias.

No início da Assembleia, Frizzo explanou aos presentes as demandas trazidas pela renovação do Plano, que deve ser feita a cada dez anos. Com o auxílio de alguns mapas que são anexos ao projeto de lei complementar 52/2017, enviado pelo Executivo à Câmara no final de 2017, explicou o PDDI será o instrumento a reger o crescimento urbano e industrial de Caxias do Sul. “Por meio do Plano Diretor estamos discutindo o que é melhor para a cidade, o que precisa ser revisto ou criado. E iniciamos esse ciclo de reuniões aqui na UAB, porque são vocês que vivem a cidade na sua intensidade”, salientou.

Em sua fala, Gustavo Toigo lembrou que o Plano Diretor é um instrumento de planejamento e que as discussões são importantes para ouvir a coletividade. Denise Pessôa, por sua vez, apresentou sua preocupação e reforçou a necessidade do diálogo para a realização dos levantamentos de impactos de trânsito e de vizinhança acerca das novas construções. De acordo com ela, esse estudo, que é sugerido pelo Ministério das Cidades, ajudará a democratizar o município. Ela ainda lançou a reflexão sobre a falta de indicação, por parte do Executivo, de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), destinadas às habitações populares.

Já a vereadora Paula Ioris abordou o tema alegando a necessidade de pensamento no tripé das necessidades ambientais, sociais e econômicas, mesma temática trazida por Edson da Rosa, que falou sobre a importância de ouvir o movimento comunitário. Por fim, Velocino Uez destacou que, apesar de não fazer parte da CDUTH, irá acompanhar os encontros, porque também são de interesse da comunidade rural e agrícola. Ele preside a Comissão de Agricultura do Legislativo.

Além dos vereadores, o presidente da UAB, Valdir Walter também fez uso da palavra. Ele agradeceu o respaldo dado pela Câmara ao movimento comunitário e refletiu sobre possíveis ajustes necessários ao projeto original, sobretudo nas questões dos limites urbano e rural e da regularização dos loteamentos.

Por fim, a palavra foi aberta aos comunitaristas que fizeram questionamentos e considerações à CDUTH. O presidente do grupo sugeriu à UAB a criação de uma comissão interna que venha a compilar e analisar todos os pedidos e demandas das Associações de Moradores dos Bairros (Amobs) e depois fazer o envio à Câmara.

A reunião foi gravada, na íntegra, pela equipe da TV Câmara Caxias e estará na programação do canal 16 da NET na manhã da próxima segunda-feira, 12 de março.

REUNIÕES PÚBLICAS SOBRE O PROJETO DE MUDANÇAS NO PLANO DIRETOR:

- Dia 14/03/2018 (Quarta-feira) | 19h | Local: Auditório da CIC - Câmara de Industria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (Rua Ítalo Vítor Bersani, 1134, bairro Jardim América)

- Dia 15/03/2018 - 19h (Quinta-Feira) | Local: Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul/SEAAQ (Rua Do Guia Lopes, 680, Centro).

- Dia 21/03/2018 - 19h (Quarta-Feira) | Local: Salão da Comunidade da Linha 40.

- Dia 28/03/2018 - 19h (Quarta-Feira) | Local: Distrito de Fazenda Souza, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora as Saúde (Rua Dante Marcucci, S/N).

10/03/2018 - 16:46

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - Mtb 11.369