Voltar para a tela anterior.

ABAMF Caxias expõe reivindicações na Câmara

Entidade defendeu maiores salários e melhorias nas condições de trabalho aos policiais militares estaduais


A Associação Beneficente Antonio Mendes Filho da Brigada Militar (ABAMF), regional de Caxias do Sul, utilizou o espaço da tribuna livre na sessão desta quinta-feira (30). O presidente da ABAMF Caxias, Luiz Carlos da Silva Cruz, apontou que a função da entidade é prestar assistência jurídica e social aos brigadianos. Leonel Lucas Lima, presidente estadual da associação, defendeu que é necessário expor a verdadeira situação enfrentada pelos militares de nível médio. Segundo ele, os baixos salários fazem com que 86% desses soldados não possuam casa própria, tornando indispensáveis os chamados 'bicos', criticados por certos setores da Polícia Militar.

Os vereadores demonstraram solidariedade às reivindicações da associação. Mauro Pereira/PMDB considerou que o aumento dos salários, no estado, não é uma tarefa fácil. Porém, referiu que a sociedade, quando possível, apoia as necessidades de manutenção da Brigada.

Em concordância, Gustavo Toigo/PDT classificou como digno que a classe exija o cumprimento de seus direitos. Ari Dallegrave/PMDB referendou a coragem dos policiais em proteção à sociedade.

O vereador Arlindo Bandeira também parabenizou a entidade pelo trabalho desenvolvido. Alaor de Oliveira/PMDB salientou a credibilidade da instituição dentro da própria corporação.

Vinicius Ribeiro/PDT comentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, em tramitação na Câmara Federal, que institui o piso nacional, para policiais e bombeiros, e a criação da polícia penitenciária. Para ele, as medidas convergem com as reivindicações da categoria. Defendeu, também, que a formação dos policiais militares seja mais efetiva. Geni Peteffi/PMDB demonstrou receio de que continue a precariedade dos militares, caso a PEC 300 não seja aprovada.

Elói Frizzo/PSB disse que, de um modo geral, a sociedade se solidariza com as demandas da corporação. Na mesma linha, Ana Corso/PT e Renato Nunes/PRB sinalizaram que a Câmara faz críticas em situações pontuais, mas sem deixar de reconhecer o trabalho da entidade.

A ABAMF define-se como atuante na defesa dos militares de nível médio do Rio Grande do Sul. A regional de Caxias do Sul foi fundada em setembro de 1978, e possui como principais bandeiras a manutenção de melhores condições de trabalho, com a reivindicação de remuneração justa aos soldados. Atualmente, segundo a associação, a Brigada Militar gaúcha possui o segundo pior salário do país, entre as polícia militares.

30/09/2010 - 21:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo