Thomé representa o Legislativo na entrega dos cheques do Fundo de Desenvolvimento Rural

Evento foi realizado no Salão Nobre da prefeitura; foram concedidos três cheques de R$ 20 mil cada

O vereador Alceu Thomé/PTB, que é membro da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), representou a Câmara Municipal na solenidade de entrega dos novos cheques do Fundo Municipal do Desenvolvimento Rural (FMDR). O evento aconteceu na tarde da quarta-feira (07/02), no Salão Nobre do Centro Administrativo. O ato foi conduzido pelo prefeito Daniel Guerra/PRB e contou com a presença da secretaria municipal adjunta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Patrícia Rasia. Os valores foram fornecidos a três famílias de produtores rurais.

O FMDR é um fundo rotativo instituído por lei, que visa incentivar a permanência do agricultor no campo, oferecendo meios para que desenvolva melhorias na qualificação da produção e das condições de trabalho. Cada beneficiado recebeu um cheque de R$ 20 mil para a aplicação em projetos elaborados pelos técnicos da Smapa e analisados pelos membros do Conselho do Fundo. Desta vez, produtores de Criúva, Vila Oliva e Vila Seca foram contemplados.

A utilização dos recursos será acompanhada pela equipe, que dará o suporte necessário aos produtores. Agenor Luciano Frizzo, de São Gotardo/Vila Seca, fará a aquisição de equipamento agrícola. Marcelo Camello, de Fazenda Invernada/Vila Oliva, pretende adquirir um distribuidor de calcário e produto orgânico. Já Mário João Biondo, de Fazenda Ilhéus/Criúva, implantará um hectare de parreiral de uva bordô.

Até 2016, o valor máximo do empréstimo era de R$ 15 mil. A partir de 2017, passou a ser de R$ 20 mil. Somente no último ano, a Smapa forneceu R$ 244 mil a 15 famílias de Caxias do Sul. A crimônia também foi acompanhada pelos secretários da Fazenda, Magda Wormann de Governo, Luiz Eduardo Caetano e pela assessora da CAAPC, Patricia Dal Picol.

08/02/2018 - 13:13