Voltar para a tela anterior.

Senegaleses apresentam propostas de integração ao presidente do Parlamento

Vereador Alberto Meneguzzi também foi informado que a associação do grupo já está formalizada com CNPJ na cidade


Um grupo de senegaleses apresentou propostas de atividades de integração cultural ao presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi/PSB, em visita à sede do Legislativo, nesta sexta-feira (19/01). Participaram da conversa o presidente da Associação dos Senegaleses de Caxias do Sul, Abdou Lahat Ndiaye, mais conhecido por Billy, o comerciante Babacar Gning, e o presidente do Movimento Negro Imigrante no Brasil (MNIB), Demba Sokhna.

Os visitantes informaram que a associação do grupo já está formalizada na cidade com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que pode facilitar na realização de parcerias com órgãos públicos e outras entidades. Babacar e Demba disseram que o objetivo é tornar a associação ainda mais conhecida e que seja uma referência na integração e, especialmente, na valorização das culturas. “Caxias do Sul é uma das cidades que mais acolheu imigrantes. No caso da nossa associação, queremos que seja referência a quem vem para cá e também aos caxienses. E acreditamos que a Câmara pode nos ajudar”, ressaltou, sugerindo a constituição de um grupo de trabalho. Proposição semelhante Meneguzzi fez recentemente ao visitar o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM).

Conforme Babacar, esse grupo poderia se reunir periodicamente e pensar em atividades sociais, culturais e intelectuais envolvendo tanto os imigrantes quanto os próprios caxienses. “Podemos fazer um estudo colaborativo e, juntos, buscar inclusive recursos no Exterior para criarmos um projeto de integração que dure por longo prazo, pois também queremos ajudar no desenvolvimento da cidade e do país”, complementou Demba, que tem formação superior em Letras e Ciências Humanas, com especialização em Línguas Estrangeiras.

Ele explica que, atualmente, os senegaleses não precisam de doações de alimentos porque se ajudam nesse aspecto. A necessidade é mais voltada à inserção social, à apropriação da língua portuguesa e dos serviços de saúde, e a trocas de experiências e de conhecimentos culturais.

O grupo destacou que diversas ações foram executadas na cidade, como o desfile África Fashion e um encontro de gastronomia senegalesa, contando com o incentivo e a presença da comunidade caxiense. Entretanto, para promoverem novas iniciativas, esperam contar com apoio do Parlamento e de demais entidades e órgãos públicos. Uma das ideias é organizar a Semana da África na cidade, adiantou Demba, ao mesmo tempo em que sugeriu à TV Câmara pensar em algum programa que fosse mais direcionado aos migrantes.

Meneguzzi informou que o Legislativo está aberto a todas as etnias e considerou necessário pensar numa política municipal de imigração. Também disse que levará as propostas e ideias do grupo aos diferentes setores e comissões parlamentares da Casa. “A estrutura e os espaços do Legislativo estão disponíveis a toda a população de forma organizada. No que se referir às políticas envolvendo outros órgãos, a Câmara pode ser intermediadora. Nosso propósito é ajudar a criar caminhos, soluções, pontes”, ressaltou, agradecendo aos senegaleses pela visita.

Ao final do encontro, Meneguzzi presenteou os senegaleses com o livro “Democracia, memória e cidadania: 125 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul” e propôs uma próxima reunião para o mês de fevereiro.

 

19/01/2018 - 17:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo