Voltar para a tela anterior.

Legislativo encaminha reivindicações ao Executivo

Presidente repassou a secretário municipal de Governo pedidos da CIC, da UAB e do Sindicato Rural


A Câmara Municipal encaminhou ao Poder Executivo reivindicações e demandas do Legislativo e de entidades do meio empresarial, sindical e do movimento comunitário. As solicitações foram entregues na tarde desta segunda-feira (15/01) pelo presidente, Alberto Meneguzzi/PSB, ao secretário de Governo, Luiz Eduardo da Silva Caetano, e ao coordenador de Relações Comunitárias, Claudir Bittencourt. Em um documento, o Parlamento sugere alterações no atendimento, sobretudo com relação ao Orçamento Comunitário.

O presidente encaminhou reivindicações da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e do Sindicato Rural, a fim de que se dialogue sobre a situação das agroindústrias. Outra solicitação dos empresários é a desburocratização para expedir o licenciamento ambiental de novas construções. 

Pela manhã, Alberto Meneguzzi visitou a CIC, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Ivanir Gasparin, acompanhado dos vices de Comércio e Serviços, Jaime Andreazza e Maristela Chiappin, respectivamente. Também participou do encontro o diretor-executivo, Gelson Dalberto.

Para os gestores da CIC, os setores que necessitam de atenção e agilidade nos despachos estão ligados às secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo. Como exemplo, Dalberto comentou que em 2017 nenhum dos 18 encaminhamentos de licença ambiental feitos por associados da CIC tiveram liberação do Executivo.

A maior parte das demandas repassadas pelo parlamentar ao secretário municpal partiu do movimento comunitário, que pediu maior abertura do Executivo na recepção, encaminhamento e execução de melhorias. No último sábado (13), Alberto Meneguzzi representou o Legislativo na assembleia geral da União das Associações de Bairros (UAB).

O parlamentar colocou o Legislativo à disposição, sobretudo na tentativa de mediar o diálogo com as entidades. “Precisamos, juntos, trabalhar por Caxias. E para trabalharmos, precisamos nos entender e isso só acontecerá depois de sentarmos e restabelecermos parcerias necessárias, com diversos segmentos, para a cidade andar”, comentou.

 

Sugestões da Câmara ao Executivo

 

1 – Abertura aos comunitaristas (presidentes de bairros reclamam de demandas represadas e da necessidade de obras e melhorias nos bairros);

2 – Mudança do local do atendimento às demandas da comunidade (alterar do prédio da Secretaria de Obras para o Centro Administrativo);

3 – Atendimento às demandas feitas, na medida do possível, pelo próprio secretário e seus técnicos;

4 – Transparência com relação às verbas destinadas exclusivamente para obras;

5 – Reuniões com a CIC e Sindicato Rural, a fim de dialogar sobre as agroindústrias;

6 – Estudar formas de desburocratizar o licenciamento ambiental;

7 – Fomentar e atrair empresas para a geração de empregos;

8 – Apoiar a criação de uma Política Municipal para a População Imigrante;

9 – Desenvolver parceria entre Secretaria da Educação e o Legislativo para oferecer curso de português aos imigrantes;

10 – Realizar formação com os interessados em na habilitação ao edital do Fiesporte 2018, com a finalidade de tirar todas as dúvidas dos desportistas acerca do certame;

11 – Desenvolver o Programa Municipal do Primeiro Emprego.

 

Texto: Felipe Padilha

15/01/2018 - 17:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a):

Ir para o topo