Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo lamenta morte de Francisco Andriollo

Integrante da 1ª Legislatura no período pós-2ª Guerra Mundial, Andriollo era o ex-vereador mais antigo de Caxias do Sul


Com pesar, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Meneguzzi/PSB, lamentou nesta segunda-feira (08/01) o falecimento de Francisco Andriollo, 95 anos, até então o ex-vereador mais antigo de Caxias do Sul. Pela sigla PRP, Andriollo integrou a 1ª Legislatura do parlamento, de 1948 a 1951, no período pós-2ª Guerra Mundial.

"Caxias do Sul perde uma liderança política que marcou época. Que fez parte da construção desse Legislativo e também da nossa cidade. Nós, enquanto Câmara Municipal, nos sentimos muito agradecidos pelo seu  trabalho", declarou Alberto Meneguzzi.

Francisco Andriollo morreu às 18h de domingo devido à falência múltipla de órgãos. Estava hospitalizado desde sexta-feira em decorrência de pneumonia, mas vinha debilitado havia um mês.

Viúvo de Helena, com quem viveu 60 anos, Andriollo deixa oito filhos, 12 netos e três bisnetos. O velório ocorre na Capela Mortuária São José de Ana Rech. Às 16h haverá missa de corpo presente na Igreja Matriz de Ana Rech. O sepultamento será no Cemitério da Matriz.

Para o público relembrar e saber mais sobre Francisco Andriollo, a TV Câmara (Canal 16 da NET) reproduzirá dois programas às 19h desta segunda-feira. O primeiro deles é o Homenagem 125, gravado em 2017, quando o ex-parlamentar concedeu entrevista sobre sua trajetória ao jornalista Paulo Cancian. Depois, a TV Câmara mostrará Francisco Andriollo sendo homenageado na sessão solene dos 125 anos do Legislativo, em 26 de setembro de 2017.

O ex-parlamentar também foi homenageado pela Câmara Municipal com o Prêmio Caxias, a outorga máxima do parlamento, em 17 de novembro de 2015. Caxiense, Andriollo nasceu em 12 de setembro de 1922, filho de João Andriollo e Felomena Molin Andriollo.

Agricultor, lutou pelo desenvolvimento da educação e por melhorias na área rural da cidade. Francisco Andriollo participou da elaboração e aprovação da Lei Orgânica Municipal, do Regimento Interno da Câmara e das leis que instituíram a Biblioteca Pública, o Museu Municipal e as feiras livres agrícolas.

08/01/2018 - 11:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo