Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional defendeu interesses serranos

Grupo formado por presidentes de Câmaras Municipais levantou bandeiras em comum


Temas de interesse comum de municípios serranos ganharam atenção especial neste ano graças a uma iniciativa de 15 Câmaras Municipais. Representadas por seus presidentes, elas formaram o Parlamento Regional, que desde janeiro promoveu encontros para discutir e buscar soluções para demandas.

O grupo foi instituído em 23 de janeiro, em reunião no Legislativo de Caxias do Sul na qual convencionou-se a realização de um trabalho para valorizar a atividade parlamentar de forma integrada, acima de políticos e partidos.

A coordenação ficou com o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Felipe Gremelmaier, tendo como subcoordenador o presidente do Legislativo de Antônio Prado, Moisés Citton Campagnaro, e como secretário o presidente do Parlamento de Bento Gonçalves, Moisés Scussel Neto.

Além desses três municípios, formam o grupo Farroupilha, Monte Belo do Sul, Veranópolis, São Marcos, Coronel Pilar, Garibaldi, André da Rocha, Vista Alegre do Prata, Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Nova Prata e Ipê.

O primeiro movimento foi em defesa à lei aprovada pelo Congresso Nacional e na época vetada pelo presidente Michel Temer que acabava com o privilégio de 135 municípios que concentram a arrecadação do ISS dos cartões de crédito.

Transporte escolar universitário, turismo regional, saúde pública, agricultura, infraestrutura e mobilidade também entraram na pauta dos encontros dos presidentes. Aconteceram 16 reuniões durante o ano, sendo que a última foi audiência pública, em Farroupilha, na qual o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede-Serra) apresentou um estudo sobre infraestrutura e logística.

Um das grandes bandeiras do Parlamento Regional foi se mobilizar para que a Assembleia Legislativa vote logo o projeto de lei que institui a Região Metropolitana da Serra. O grupo também agiu contra a portaria estadual que limitou o comércio de carne em pequenos estabelecimentos e a PEC 287, sobre a reforma da previdência.

Na área da educação, o Parlamento Regional teve papel importante na promoção da cidadania de estudantes. Para isso, reuniu secretárias de educação e educadores para difundir a “Constituição em Miúdos”. A publicação traz a Carta Magna brasileira em forma acessível e atraente ao público infanto-juvenil.

Na avaliação do coordenador Felipe Gremelmaier, o Parlamento Regional encerra o ano com o mérito de fazer com que municípios atuem de forma unificada e não fragmentada.

Em 2018, o grupo terá nova formação, já que a maior parte das Câmaras Municipais terá novo presidente. No entanto, os integrantes firmaram acordo para que as demandas não resolvidas continuem na pauta. Todas elas foram encaminhadas ao governo estadual e a deputados em busca de soluções.

 

 

 

28/12/2017 - 10:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo