Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo faz prestação de contas de 2017

Felipe Gremelmaier destacou a presença de cerca de 60 mil visitantes nas atividades legislativas promovidas ou acolhidas pelo Parlamento no ano


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, prestou contas à comunidade e à imprensa sobre as atividades legislativas de 2017. Na manhã desta quarta-feira (20/12), o parlamentar destacou, principalmente, o compromisso com a transparência e a presença da população nas atividades promovidas ou acolhidas pelo Legislativo ao longo do ano. Cerca de 60 mil pessoas passaram pela Casa em 2017.

“A Câmara esteve permanentemente de portas abertas à população, que aqui pôde relatar suas demandas e ser ouvida. Junto com a Mesa Diretora, todos os vereadores e equipe funcional, acolhemos a comunidade de maneira democrática. Somente por meio de acordo de líderes e tribuna agendada nas plenárias, 131 representantes da comunidade tiveram voz na Casa”, ilustrou, acrescentando as 794 cedências de espaços sem custo da estrutura da Casa para a comunidade civil organizada fazer reuniões, seminários e outros eventos.

A conquista do prêmio de Projeto Inovador 2017 para a plataforma multimídia Parlavox (discursos e vídeos dos vereadores disponíveis no site da Casa quase em tempo real), recebido da Rede Cidade Digital, foi mencionada por Gremelmaier, que reafirmou a preocupação da Casa em dispor à comunidade, de forma rápida e acessível, as informações parlamentares. O zelo no uso dos recursos públicos, de acordo com o presidente, garantiu uma acentuada economia, possibilitando ao Parlamento devolver ao Executivo R$ 9.651.622,14.

Segundo Gremelmaier, em termos de balanço legislativo, foram mais de 6 mil documentos protocolados (projetos de lei do Legislativo e do Executivo, requerimentos, indicações, moções, votos, etc.). Desse total, 340 são projetos novos, incluindo os 48 de autoria do poder Executivo. Até 18 de dezembro, 329 proposições foram apreciadas (entre projetos deste ano e anteriores, e requerimentos), num total de 129 sessões ordinárias, 14 extraordinárias e seis representativas. “Todas as propostas que vieram da prefeitura acompanhadas de pedido de urgência receberam a atenção rápida das comissões e do plenário”, ressaltou o presidente, valorizando o empenho da atual legislatura em dar encaminhamentos a propostas que tragam benefícios aos moradores da cidade.

Por meio das Comissões Parlamentares, Gremelmaier informou que a Casa promoveu 32 audiências públicas, 120 reuniões ordinárias e 80 reuniões extraordinárias. Os projetos, as ações e os programas institucionais também movimentaram o Legislativo. Foram 46 sessões solenes e homenagens, 35 edições do Câmara Convida, nove Visitas Legislativas, 16 edições do Parlamento Regional, além da programação especial dos 125 anos, em setembro, e uma edição de cada um dos seguintes projetos/programas: Câmara Vai aos Bairros, Vereador Por Um Dia, Jovem Parlamentar e Missão Educativa para a Democracia (Media).

Através da Escola do Legislativo, a Câmara realizou duas dezenas de atividades de capacitação, além da eficiência do acervo do Centro de Memória, que registrou 300 mil consultas virtuais. “Esse atendimento permanente e esses números e informações somente foram possíveis graças à dedicação dos parlamentares, funcionários públicos efetivos e em cargo em comissão, estagiários e terceirizados que auxiliam a Câmara a atender e legislar pela comunidade”, concluiu o presidente, durante coletiva de imprensa organizada pelo coordenador de comunicação da Câmara, jornalista Paulo Cancian.

Confira a Prestação de Contas da Câmara Municipal de Caxias do Sul referente ao ano de 2017: IMPRESSO e APRESENTAÇÃO.

20/12/2017 - 11:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo