Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi solicita nomeação de médico para Criúva

Em média, sete pessoas procuram UBS diariamente, mas falta profissional


O gabinete do vereador Alberto Meneguzzi (PSB) encaminhou na tarde desta sexta-feira (15/12) ofício ao prefeito Daniel Guerra e à secretária da Saúde, Deysi Piovesan, no qual solicita a nomeação urgente de médico para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Criúva. De acordo com os moradores, o posto está sem atendimento desde setembro, quando a profissional lotada para o distrito tirou férias e se encontra em licença saúde.

No documento, Meneguzzi explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a existência de um médico para cada 1.000 pessoas. Conforme a estimativa do IBGE, a população de Criúva supera 1.800 moradores, sendo praticamente necessária a demanda de dois profissionais, e que, no entanto a UBS não possui nenhum

“A situação demanda da nomeação urgente de um médico para compor a estrutura. Os relatos dos servidores dão conta de uma média diária de sete contribuintes procurando atendimento e saindo do posto de saúde de mãos vazias. É necessário que se leve em conta que isso está acontecendo num distrito, no interior, onde é mais difícil o deslocamento e menor a oferta de atendimento”, justifica Meneguzzi.

O atendimento na UBS é feito por uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem, um dentista e uma estagiária. No período de vacância, uma médica lotada na UBS de Vila Seca comparece ao posto de Criúva uma vez por semana para expedir as receitas para os pacientes, mas não atende às consultas.  

 

15/12/2017 - 16:50
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo