Voltar para a tela anterior.

Frizzo diz que bancada do PSB é favorável à admissibilidade de processo contra Guerra

O vereador caxiense fez um histórico da democracia no Brasil e cumprimentou a plateia por se mobilizar em relação a seus direitos


O parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB informou, durante a plenária desta terça-feira (12/12), que a bancada do PSB é favorável à admissibilidade da 3ª denúncia para apuração de infrações político-administrativas, crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa contra o prefeito Daniel Guerra/PRB. O parlamentar também fez um histórico da democracia no Brasil e cumprimentou a plateia presente por se mobilizar em relação a seus direitos.

“Parece muito claro colocar a todos vocês que, se o povo faz a sua experiência de vida, se tenta acertar, se tenta apostar na mudança e, ao mesmo tempo, se decepciona com aqueles que acreditou que fariam mudanças, faz parte da democracia. E aí um refrão dito ultimamente nesta Casa faz todo o sentido: quem bota tira”, afirmou, recebendo aplausos.

Frizzo recordou da década de 1980, quando ingressou em seu primeiro mandato como vereador e havia a luta por liberdades democráticas e pelas eleições diretas no país. Olhando para o Brasil atual, o socialista lamentou que a reforma política não avançou. Citou positivamente o modelo parlamentarista, que facilita a saída de políticos que cometerem erros ou não administrarem conforme o desejo da comunidade.

Sobre a 3ª denúncia que ingressou na Casa contra o atual chefe do Executivo caxiense e está na pauta de hoje (12/12), ressaltou a necessidade de a Câmara se deter com cuidado para não cometer ilegalidades e, ao mesmo tempo, dar satisfação à comunidade que cobra uma posição dos vereadores. “Quero deixar bem claro que a bancada do PSB vai votar pela admissibilidade. Quando entrar o processo, vamos se debruçar com responsabilidade e seguir o ato legal”, adiantou.

O parlamentar aproveitou para explicar o trâmite, caso a denúncia for acatada pelo plenário para apuração: são sorteados três vereadores para compor a Comissão Processante, que analisará as informações apresentadas, ouvirá a defesa do prefeito e, depois, fará seu relatório, o qual poderá ser pelo arquivamento da denúncia ou pela confirmação das irregularidades. Na sequência, o relatório seguirá para apreciação do plenário.

12/12/2017 - 10:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo